Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4106
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dc.contributor.authorSilva, Marília de Moura da-
dc.date.accessioned2025-02-03T20:07:15Z-
dc.date.available2025-02-03T20:07:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4106-
dc.description.abstractEsta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. A problemática central da dissertação reside na questão como a integração entre conteúdo programático, metodologias de ensino, qualificação da equipe técnica, infraestrutura educacional e o uso das tecnologias no projeto Capacitar para Incluir, realizado na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, contribui para preparar os estudantes para a inclusão no mundo do trabalho? Para responder à questão de pesquisa, apresenta-se o seguinte objetivo geral: analisar a contribuição do conteúdo programático, as metodologias de ensino, a equipe técnica e a infraestrutura na capacitação de estudantes para sua inclusão no mundo do trabalho. Este estudo qualitativo está fundamentado na análise documental do Projeto Capacitar para Incluir, realizado na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio. A escolha pela abordagem qualitativa e pelo estudo documental justifica-se pela necessidade de aprofundar a compreensão do fenômeno investigado, a partir da análise de dados textuais, documentais e visuais. A proposta metodológica da pesquisa documental é adequada para responder ao objetivo da dissertação. De acordo com Gil, a pesquisa documental utiliza materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados conforme os objetos da pesquisa. A análise dos documentos permitiu identificar as principais estratégias pedagógicas utilizadas no projeto e as contribuições do projeto para a inclusão social dos jovens. O estudo está fundamentado em autores como Freire, que enfatiza a necessidade de estimular a curiosidade do jovem sem a suprimir, promovendo autonomia e criticidade para agir como agente transformador. Ainda, Sarmento e Menegat reiteram que a educação é um direito básico ao longo da vida. Principais achados da dissertação indicam que o projeto Capacitar para Incluir tem sido fundamental para o desenvolvimento de habilidades profissionais e sociais dos jovens com deficiência intelectual, promovendo sua autonomia e autoestima. No entanto, foram identificados desafios relacionados a políticas mais eficazes, aprimoramento do Programa de Aprendizagem e Inclusão e permanência no mundo do trabalho. Espera-se que este estudo contribua para ampliar o conhecimento sobre a inclusão de jovens com deficiência intelectual no mundo do trabalho, contribuir para conteúdo programático, metodologias de ensino, qualificação da equipe técnica, infraestrutura educacional, o uso das tecnologias e estimular novas dissertações sobre o tema. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectSoluçõespt_BR
dc.subjectInovaçõespt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCompetência e inclusãopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectMundo de trabalhopt_BR
dc.titleElementos para a criação de soluções educativas e inclusivas: um estudo documental do projeto Capacitar para Incluir realizado na Fundação o Pão dos Pobres de Santo Antôniopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorBortolaso, Ingridi Vargas-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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