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http://hdl.handle.net/11690/4107
Autor(es): | Luz, Charlene Bitencourt Soster |
Título: | Effectuation na cultura empreendedora universitária |
Palavras-chave: | Gestão universitária;Cultura empreendedora;Ensino superior;Effectuation |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | A cultura empreendedora está relacionada com solução de problemas, transformação da realidade e concretização de sonhos. Por isso, o empreendedorismo ultrapassa o mundo dos negócios e pode ser aplicado em todos os âmbitos da vida: pessoal, acadêmico, profissional e na cidadania. Para aprender a empreender, no sentido mais amplo da palavra, as universidades precisam promover uma educação empreendedora que contribua para a formação integral dos estudantes por meio da mobilização das competências técnicas e comportamentais para serem protagonistas em suas vidas e no coletivo. Dessa forma, essa pesquisa contempla a temática da Effectuation para o desenvolvimento da cultura empreendedora universitária no Ensino Superior inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar como a Effectuation contribui para o desenvolvimento da cultura empreendedora na Universidade La Salle-Canoas. A tese é: a aplicação da Effectuation pode contribuir para o desenvolvimento da cultura empreendedora na Universidade La Salle-Canoas. Para alcançar o objetivo a abordagem metodológica é qualitativa, com estudo de caso da Universidade La Salle-Canoas, Brasil. As unidades de análise são: coordenadores, professores e estudantes dos cursos de graduação, e a coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais. Para o tratamento e análise dos dados será utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico está ancorado nos pressupostos de autores dos quais se destacam: Schumpeter (1961), Dolabela (2003), Lackéus (2015), Lopes (2017), Mello, Almeida Neto e Petrillo (2021) e Sarasvathy (2022). Assim, o referencial inicia abordando um panorama da Sociedade 1.0 até a Sociedade 5.0, em seguida tratase sobre o empreendedorismo, definições e vertentes teóricas, na sequência aborda-se a educação e cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior e para finalizar reflete-se sobre a Effectuation de Saras Sarasvathy. Resultados: Como resultados destaca-se: a) proposta de vertente teórica da educação para o contexto do empreendedorismo com o entendimento da educação empreendedora ser um instrumento de empoderamento e desenvolvimento humano; b) incorporação da subcategoria “camaleão” ao Princípio da Limonada da Effectuation, relacionada com a adaptação de pessoas e instituições nos mais diferentes contextos, sem perder a essência; c) a educação empreendedora se faz presente na Universidade La Salle, conforme os relatos dos coordenadores, docentes e estudantes que exemplificaram tais práticas como Projeto Integrador, saídas fora da instituição, trabalho comunitário, dentre outros, que contribuem para a cultura empreendedora em nível institucional; e d) a educação empreendedora pode atender três linhas de ação: equilíbrio entre educação tradicional e empreendedora, parcerias internas e externas e indicadores para mensuração, ações da universidade, inclusive seus impactos na sociedade. Conclusão: A educação empreendedora universitária tem potencial de desenvolver-se cada vez mais com impacto social, considerando o cenário dinâmico, mudanças tecnológicas, econômicas e sociais; aprender, ensinar e empreender torna-se uma constante. |
Orientador(es): | Fossatti, Paulo |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
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