Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4109
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Avila, Paulo Pires de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T18:53:41Z | - |
dc.date.available | 2025-02-05T18:53:41Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4109 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga como a memória social e a identidade da geração nascida entre 1995 e 2005 são influenciadas pelos videogames, destacando seu papel cultural e social. A questão de pesquisa busca entender de que maneira os videogames contribuem para a construção de memórias dessa geração, com o objetivo de analisar essas contribuições no contexto da formação de identidade e memória coletiva. O estudo se fundamenta em teóricos como Maurice Halbwachs, Joël Candau, Zygmunt Bauman e Clifford Geertz, que fornecem uma base sólida para a compreensão da memória e cultura. Foi utilizada uma abordagem qualiquantitativa com métodos exploratórios, incluindo entrevistas temáticas e levantamento de campo, complementados por questionário com elementos de estatística descritiva, visando explorar a influência dos videogames na formação de identidades. Os dados revelaram que os videogames têm um impacto significativo na memória coletiva e na identidade dos indivíduos, funcionando como sociotransmissores que favorecem conexões sociais. Foram realizadas 5 entrevistas e coletadas 1474 respostas ao questionário, as quais indicam que os videogames não apenas entretêm, mas também contribuem para a formação de vínculos e memórias que moldam a identidade dos jogadores. As limitações do estudo se devem ao foco restrito na faixa etária analisada, sugerindo como perspectiva para pesquisas futuras a inclusão de diferentes gerações e a análise de outras manifestações culturais vinculadas aos videogames. | pt_BR |
dc.subject | Videogames | pt_BR |
dc.subject | Memória Social | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | Videogames no campo de estudo da memória social: uma análise da geração nascida entre 1995 e 2005 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Bortolaso, Ingridi Vargas | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO PAULO PIRES DE AVILA.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.