Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/4109
Authors: Avila, Paulo Pires de
Title: Videogames no campo de estudo da memória social: uma análise da geração nascida entre 1995 e 2005
Keywords: Videogames;Memória Social;Cultura;Identidade
Issue Date: 2024
Abstract: Este estudo investiga como a memória social e a identidade da geração nascida entre 1995 e 2005 são influenciadas pelos videogames, destacando seu papel cultural e social. A questão de pesquisa busca entender de que maneira os videogames contribuem para a construção de memórias dessa geração, com o objetivo de analisar essas contribuições no contexto da formação de identidade e memória coletiva. O estudo se fundamenta em teóricos como Maurice Halbwachs, Joël Candau, Zygmunt Bauman e Clifford Geertz, que fornecem uma base sólida para a compreensão da memória e cultura. Foi utilizada uma abordagem qualiquantitativa com métodos exploratórios, incluindo entrevistas temáticas e levantamento de campo, complementados por questionário com elementos de estatística descritiva, visando explorar a influência dos videogames na formação de identidades. Os dados revelaram que os videogames têm um impacto significativo na memória coletiva e na identidade dos indivíduos, funcionando como sociotransmissores que favorecem conexões sociais. Foram realizadas 5 entrevistas e coletadas 1474 respostas ao questionário, as quais indicam que os videogames não apenas entretêm, mas também contribuem para a formação de vínculos e memórias que moldam a identidade dos jogadores. As limitações do estudo se devem ao foco restrito na faixa etária analisada, sugerindo como perspectiva para pesquisas futuras a inclusão de diferentes gerações e a análise de outras manifestações culturais vinculadas aos videogames.
metadata.dc.contributor.advisor: Bortolaso, Ingridi Vargas
Appears in Collections:Dissertação (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO PAULO PIRES DE AVILA.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.