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http://hdl.handle.net/11690/4110
Autor(es): | Filho, João Carlos da Silva |
Título: | Gestão integrada da educação (GIDE): contributos para a melhoria do desempenho das redes públicas de ensino no índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) |
Palavras-chave: | Qualidade da Educação;Avaliação Educacional;IDEB;Gestão Democrática;Gestão Integrada da Educação |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa 2 – Gestão, Educação e Politícas Públicas do Programa de Pós-Graduação de Educação (PPGE) da Universidade La Salle de Canoas, busca entender a “Gestão Integrada da Educação (GIDE): Contributos para a melhoria do desempenho das redes públicas de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”. Neste sentindo, o objetivo geral é analisar os contributos da Gestão Integrada da educação para a melhoria do desempenho das redes públicas de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O referencial teórico fundamentou-se, em especial na temática encontrada nos artigos selecionados no Google Scholar e nas dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-graduação, disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a partir do descritor “Gestão Integrada da Educação”. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, que analisou os resultados dos trabalhos pesquisados através da Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin, na qual foram categorizados dois eixos temáticos: a) Qualidade da Educação, Avaliação em larga escala e resultados do IDEB; b) Gestão Pedagógica Democrática e a Gestão Integrada da Educação. O estudo conclui que a Gestão Integrada da Educação (GIDE), tem demonstrado ser uma ferramenta eficiente e que apresenta sua contribuição para a melhoria dos resultados do IDEB, ao menos no que se refere aos indicadores quantitativos, contudo, essa eficiência vem acompanhada de desafios que envolvem a qualidade do ensino e a inclusão de todos os alunos no processo educacional e propõe que uma abordagem que combine a gestão integrada da educação com uma gestão pedagógica mais humana e democrática para conciliar a eficiência nos resultados com a qualidade e a equidade no ensino. |
Orientador(es): | Menegat, Jardelino |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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