Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4115
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dc.contributor.authorFarias, Priscilla Rosa-
dc.date.accessioned2025-02-18T12:33:25Z-
dc.date.available2025-02-18T12:33:25Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4115-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem origem na trajetória acadêmica e profissional da pesquisadora, com formação em Pedagogia e mais de 20 anos de atuação na Educação Básica como professora e, atualmente, como orientadora educacional, quando passa também a orientar os professores em suas práticas pedagógicas. Tal trajetória alia-se ao ingresso no curso de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, e ao grupo de pesquisa Gestão Educacional em diferentes contextos, na qual se projeta a presente pesquisa. Partindo das inquietações advindas desta trajetória, a investigação tem como objetivo analisar a formação inicial dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, proporcionada atualmente pelo curso de Pedagogia, e seus pontos de (des)conexão com as demandas formativas apontadas pelas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola de periferia, oriundas dos desafios cotidianos por elas vivenciados. A metodologia usada na referida pesquisa é de abordagem qualitativa e será realizada em uma escola de Educação Básica, localizada na periferia de Porto Alegre/ RS. A coleta de dados foi realizada pelo questionário apresentado às professoras da Educação Básica. Os dados coletados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. Embasam esta pesquisa autores como Freire (2011), Tardif (2002), Pimenta (1999), Nascimento (2021) dentre outros. A partir da análise dos dados constatou-se que as professoras enfrentam inúmeros desafios cotidianos próprios de uma escola de periferia, como a desestruturação familiar, a dificuldade de articulação com as famílias, de mostrar aos alunos que existem outras possibilidades para além daquela realidade, a necessidade de adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades e dificuldades dos estudantes, dentre outras. No que se refere à formação no curso de Pedagogia as professoras reconhecem que o estudo das teorias pedagógicas constituem subsídios importantes para sua atuação e para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, em contrapartida, destacam que a realidade específica de uma escola de periferia não é diretamente abordada no curso, o que seria um ponto de desconexão, salientando como demandas formativas o estudo sobre emoções e comportamento humano e sua relação com a aprendizagem, diversidade e inclusão.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.titleA formação em pedagogia e os desafios em uma escola de periferia: pontos de (des)conexãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorMeinhardt, Moana-
dc.degree.graduationEducação-
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