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http://hdl.handle.net/11690/4117
Autor(es): | Silva, Irailza Carvalho da |
Título: | Gestão integrada da educação avançada: desafios e perspectivas para a ação gestora de um centro municipal de educação infantil, em Manaus/AM |
Palavras-chave: | Educação Infantil;GIDE;Gestão Escolar |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Este estudo visa compreender os pressupostos norteadores do modelo de Gestão Integrada da Educação Avançada, adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus, refletindo sobre as perspectivas e os desafios da utilização desse modelo na ação gestora de um Centro Municipal de Educação Infantil situado neste município. O interesse dessa pesquisa surgiu a partir das experiências profissionais da pesquisadora, que desde 2006 atua como professora de educação infantil e desde 2011 como coordenadora pedagógica de uma escola de educação infantil, e dentre suas atividades laborais encontra-se a execução e acompanhamento das atividades e dos processos estabelecidos pela GIDE. Nesse sentido, a presente pesquisa documental focaliza as perspectivas e os desafios da utilização da GIDEavançada na ação gestora. O referencial teórico está fundamentado nos pressupostos teóricos de Lück sobre a gestão escolar democrática. O corpus investigativo, está composto por documentos da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, Projeto Político Pedagógico, Currículo Escolar Municipal e Regimento Geral das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Manaus. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Os dados coletados foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados da pesquisa foram: a) a GIDE-Avançada é um modelo de gestão gerencial de empresas, adaptado para a gestão escolar, que usa princípios próprios de modelos de produção racionalizados buscando maximizar resultados de aprendizagem e minimizar os custos; b) implantado em 2014 no município de Manaus, o modelo de gestão da GIDE-Avançada carece de princípios democráticos e participativos, e valorização dos servidores públicos da CMEI Professora Aríete Gaio de Souza Oliveira; c) a importância da formação e capacitação de gestores e educadores para poderem atuar em conformidade com os princípios desse modelo de gestão, d) a criação de políticas públicas que fomentem esse modelo de gestão nas escolas municipais de Manaus de forma democrática e participativa. |
Orientador(es): | Ramos, Roberto Carlos |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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