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http://hdl.handle.net/11690/4119
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Adriana Borges | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T15:02:36Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T15:02:36Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4119 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa insere-se no campo interdisciplinar da Memória Social, dentro da linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Seu objetivo é analisar como o uso de abordagens lúdicas contribui para a formação de cidadãos críticos e participantes nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, visando recriar experiências de ensino que melhorem a qualidade das aulas. A metodologia utilizada foi qualitativa, com a aplicação de questionários a professores, elaborados para identificar suas memórias em relação ao ensino e como essas lembranças influenciam suas práticas pedagógicas e a aprendizagem dos alunos na última década. As memórias coletadas foram analisadas para compreender como experiências passadas e recordaçõesreferência dos docentes moldam suas abordagens didáticas. Como produto final, foram desenvolvidas oficinas para professores de todas as disciplinas do Ensino Fundamental II da Escola de Educação Básica Castro Alves, realizadas durante a semana de formação em fevereiro e julho de 2024, destacando a importância de mudar a prática pedagógica para facilitar o aprendizado dos alunos através de atividades lúdicas relacionadas aos gêneros textuais do componente de Língua Portuguesa, alinhadas à BNCC. A pesquisa demonstrou que as memórias dos professores, incluindo experiências escolares, familiares e acadêmicas, são fundamentais para moldar estratégias pedagógicas, aprimorando o ensino e a aprendizagem e são apresentadas como ferramentas valiosas que ajudam a compreender as nuances do processo educativo e promovem um ambiente mais enriquecedor na comunidade escolar. Portanto, ao considerar as memórias como recordações-referência, pode-se entender que elas servem como pontos de referência que guiam as práticas educativas, ajudando a construir uma compreensão mais rica e contextualizada do processo de ensino e aprendizagem. Essa conexão reforça a importância das memórias no desenvolvimento de abordagens pedagógicas eficazes e na melhoria do ambiente escolar. | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Memórias de professores | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.title | Construção de memórias na utilização do lúdico na disciplina de língua portuguesa do ensino fundamental II, na última década, na Escola de Educação Básica Castro Alves | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Rosa, Lucia Regina Lucas da | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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