Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4127
Autor(es): Souza, Raimundo Nonato Setuba de
Título: O docente e o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática: um estudo de caso do município de Itamarati (AM)
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação;Educação matemática;Formação docente;Educação básica;Itamarati/AM
Data do documento: 2024
Resumo: Este estudo insere-se na linha de pesquisa de Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do PPGEDU/UNILASALLE, e tem como foco de pesquisa a seguinte questão: “De que forma a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pode contribuir com a prática pedagógica de docentes de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no município de Itamarati – Estado do Amazonas (AM)?” O objetivo geral alinha-se, então, com a investigação sobre o modo como estes docentes utilizam as TICs nas suas práticas de ensino. Como objetivos específicos, apresentam-se: (i) analisar o nível de familiaridade dos docentes com as TICs, identificando suas habilidades e competências no uso dessas tecnologias; (ii) registrar as percepções dos docentes sobre o impacto das TICs nas experiências pedagógicas na área de Matemática, considerando diferentes domínios e áreas do conhecimento; (iii) Investigar as práticas de formação de docentes para o uso de TICs nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco nas estratégias adotadas e nos desafios enfrentados; (iv) propor recomendações e sugestões para aprimorar a integração das TICs no contexto educacional, visando a otimização do processo de ensino. Observa-se que, no Brasil, desde o final da década de 90, há a implementação de iniciativas governamentais voltadas para a introdução das TICs no ensino público brasileiro. No entanto, apesar do histórico de investimentos públicos, projetos e programas nesse campo, muitas realidades escolares enfrentam desafios na plena incorporação das TICs no ensino, resultando em lacunas. A metodologia, de abordagem qualitativa, engloba, além de análise documental, uma pesquisa de campo com docentes da rede pública municipal de educação, atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, através de entrevistas semiestruturadas, aplicando-se a observação. Os resultados demonstram que, embora os docentes reconheçam os benefícios das TICs, há uma lacuna significativa na formação e no suporte oferecido para o uso dessas tecnologias no ambiente escolar. O potencial de engajamento dos alunos por meio de estratégias tecnológicas é evidente, mas há uma necessidade urgente de mais capacitações e infraestrutura para que as TICs sejam utilizadas de maneira mais eficaz e integrada ao processo pedagógico.
Orientador(es): Ferreira, Rute Henrique da Silva
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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