Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Geórgia Ramos de Medeiros dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-10T23:22:33Z | - |
dc.date.available | 2025-03-10T23:22:33Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4131 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação buscou avaliar as percepções emocionais em relação à alimentação escolar na Escola de Educação Básica Castro Alves, Araranguá, SC, a partir de estudo com alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. A justificativa para esta pesquisa reside na importância de entender como as emoções associadas ao consumo de alimentos podem impactar positivamente as escolhas alimentares dos jovens, considerando a fase de formação de hábitos alimentares. Identificar preferências que unem prazer e nutrição pode contribuir para a melhoria das práticas de alimentação escolar, promovendo uma relação mais saudável e positiva com os alimentos. A metodologia adotada envolveu a aplicação de um questionário com uma amostra de alunos de uma escola de educação básica de Araranguá/SC. O estudo destacou a preferência por alimentos classificados como "comfort food", como bolos de chocolates, strogonoff de frango e biscoitos caseiros, que promovem experiências emocionais positivas e reforçam a conexão cultural e familiar, especialmente em itens tradicionais como arroz e feijão. As principais limitações incluem o foco em um único contexto escolar, o que restringe a generalização dos resultados, e a possibilidade de viés nas respostas, considerando a diversidade das percepções individuais sobre os alimentos. Para pesquisas futuras, recomenda-se expandir a investigação para diferentes contextos e faixas etárias, além de explorar estratégias educacionais para aumentar a aceitação de alimentos menos populares e promover uma dieta equilibrada, potencialmente associando a educação alimentar com experiências sensoriais positivas. | pt_BR |
dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Alimentação afetiva | pt_BR |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.title | Percepções emocionais em relação à alimentação escolar: estudo de caso com alunos do ensino fundamental II em uma escola de educação básica de Araranguá (SC) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Almerão, Maurício Pereira | - |
dc.contributor.advisor2 | Almeida, Fábio Chang de | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Geórgia Ramos.pdf | 9,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.