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dc.contributor.authorSantos, Geórgia Ramos de Medeiros dos-
dc.date.accessioned2025-03-10T23:22:33Z-
dc.date.available2025-03-10T23:22:33Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4131-
dc.description.abstractEsta dissertação buscou avaliar as percepções emocionais em relação à alimentação escolar na Escola de Educação Básica Castro Alves, Araranguá, SC, a partir de estudo com alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. A justificativa para esta pesquisa reside na importância de entender como as emoções associadas ao consumo de alimentos podem impactar positivamente as escolhas alimentares dos jovens, considerando a fase de formação de hábitos alimentares. Identificar preferências que unem prazer e nutrição pode contribuir para a melhoria das práticas de alimentação escolar, promovendo uma relação mais saudável e positiva com os alimentos. A metodologia adotada envolveu a aplicação de um questionário com uma amostra de alunos de uma escola de educação básica de Araranguá/SC. O estudo destacou a preferência por alimentos classificados como "comfort food", como bolos de chocolates, strogonoff de frango e biscoitos caseiros, que promovem experiências emocionais positivas e reforçam a conexão cultural e familiar, especialmente em itens tradicionais como arroz e feijão. As principais limitações incluem o foco em um único contexto escolar, o que restringe a generalização dos resultados, e a possibilidade de viés nas respostas, considerando a diversidade das percepções individuais sobre os alimentos. Para pesquisas futuras, recomenda-se expandir a investigação para diferentes contextos e faixas etárias, além de explorar estratégias educacionais para aumentar a aceitação de alimentos menos populares e promover uma dieta equilibrada, potencialmente associando a educação alimentar com experiências sensoriais positivas.pt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAlimentação afetivapt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.titlePercepções emocionais em relação à alimentação escolar: estudo de caso com alunos do ensino fundamental II em uma escola de educação básica de Araranguá (SC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorAlmerão, Maurício Pereira-
dc.contributor.advisor2Almeida, Fábio Chang de-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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