Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ortiz, Gêise Rúbia de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-03T00:37:06Z | - |
dc.date.available | 2025-06-03T00:37:06Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4195 | - |
dc.description.abstract | Na contemporaneidade, as crianças da educação infantil, são reconhecidas como sujeitos de direitos, capazes de construir conhecimentos e potencialmente participantes. Com base em tais princípios, os profissionais responsáveis pela gestão escolar, são desafiados a fomentar o protagonismo infantil na perspectiva da gestão democrática no contexto das escolas de educação infantil. Nesse sentido, a presente pesquisa bibliográfica focaliza as contribuições da produção acadêmico-científica para a reflexão sobre a prática cotidiana sobre a temática. Para tanto, realizou-se um diálogo com os pressupostos teóricos de Libâneo, Lück e Ribeiro, Barbosa, Horn, Craidy, Kaercher, Oliveira-Formosinho, Arroyo, Rinaldi, Friedman entre outros e estabeleceu-se um corpus investigativo composto por 12 trabalhos defendidos em Programas de Pós-graduação situados no Brasil entre os anos de 2014 e 2022, localizados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Os dados coletados por meio de análise documental e teórica, serão analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais achados da pesquisa são: que a literatura atual carece de estudos que investiguem a gestão democrática na educação infantil sob a perspectiva do protagonismo infantil. A maioria das pesquisas foca em aspectos administrativos e organizacionais, sem considerar como as crianças podem influenciar e participar ativamente na gestão das instituições. A compreensão do protagonismo infantil na perspectiva da gestão democrática é essencial para a construção de um ambiente educacional que realmente valorize a participação e a voz das crianças. | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo infantil | pt_BR |
dc.title | O protagonismo infantil na perspectiva da gestão democrática: uma revisão da produção acadêmico-científica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ramos, Roberto Carlos | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GÊISE RÚBIA.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.