Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4220
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brenner, Fernanda Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T23:17:27Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T23:17:27Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4220 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca investigar nas produções literárias relacionadas à incorporação da discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas educativas do Ensino Médio brasileiro, possíveis contribuições a partir da abordagem das Humanidades Digitais. Para tanto, serão analisados os principais periódicos Brasileiros, cujo Qualis/Capes é classificado entre A1 e A4, publicados no período de janeiro de 2018 até junho de 2024. Metodologicamente, será realizado levantamento bibliográfico, fazendo uso de referenciais apresentados por estudiosos e pesquisadores que versam reflexões de grande valia sobre as TDIC, sua inclusão junto ao ensino médio, o contexto apresentado e incorporado às Humanidades Digitais e as perspectivas encontradas. O corpus investigativo da pesquisa será constituído por 23 produções, localizadas na base de dados disponibilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a fim de responder ao questionamento de como a abordagem das Humanidades Digitais pode contribuir para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e de Comunicação (TDIC) no Ensino Médio brasileiro. Este estudo se insere na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e, almeja-se que os resultados do estudo contribuam para discussões temáticas sobre as Humanidades Digitais e suas contribuições para a área da educação, que tem em seu cotidiano a superação de desafios de formação de pessoas que serão inseridas em uma sociedade que está em constante evolução e tem em seu contexto a indissociabilidade do digital e físico, do real e virtual. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | TDIC | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Humanidades digitais | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no contexto do ensino médio: possíveis contribuições a partir da abordagem das humanidades digitais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pontin, Fabrício | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA.pdf | 968,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.