Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4232
Authors: | Padilha, Renata Moreira da Silva |
Title: | As técnicas de RCP na grade curricular de cursos de graduação em Enfermagem |
Keywords: | Enfermagem;Parada cardiorrespiratória;Ressuscitação cardiopulmonar |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é fruto frequente de discussão na formação acadêmica de futuros Enfermeiros. Este estudo tem como objetivo identificar como os conhecimentos e técnicas ligadas a RCP estão dispostas nas grades curriculares de graduação em enfermagem no Brasil. Tal estudo foi realizado através de pesquisa documental nas grades curriculares e projetos pedagógicos em instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil disponíveis para consulta pública. Após a análise foi constatado que as técnicas de RCP, bem como o conteúdo de farmacologia estão inseridos nas disciplinas ofertadas fundamentando, assim, o conhecimento teórico-prático de seus alunos. O protocolo de dor torácica e interpretação de ECG também estão inseridos em disciplinas específicas das graduações. Conclui-se que a educação continuada, juntamente com o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas a RCP e o conhecimento teórico-prático é essencial para a formação de futuros enfermeiros capacitados para atuar no ambiente hospitalar. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Fabiano Silva da |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC RENATA MOREIRA- FINAL.docx - Documentos Google - RENATA MOREIRA DA SILVA.pdf | 298,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.