Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4232
Autor(es): | Padilha, Renata Moreira da Silva |
Título: | As técnicas de RCP na grade curricular de cursos de graduação em Enfermagem |
Palavras-chave: | Enfermagem;Parada cardiorrespiratória;Ressuscitação cardiopulmonar |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é fruto frequente de discussão na formação acadêmica de futuros Enfermeiros. Este estudo tem como objetivo identificar como os conhecimentos e técnicas ligadas a RCP estão dispostas nas grades curriculares de graduação em enfermagem no Brasil. Tal estudo foi realizado através de pesquisa documental nas grades curriculares e projetos pedagógicos em instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil disponíveis para consulta pública. Após a análise foi constatado que as técnicas de RCP, bem como o conteúdo de farmacologia estão inseridos nas disciplinas ofertadas fundamentando, assim, o conhecimento teórico-prático de seus alunos. O protocolo de dor torácica e interpretação de ECG também estão inseridos em disciplinas específicas das graduações. Conclui-se que a educação continuada, juntamente com o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas a RCP e o conhecimento teórico-prático é essencial para a formação de futuros enfermeiros capacitados para atuar no ambiente hospitalar. |
Orientador(es): | Silva, Fabiano Silva da |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RENATA MOREIRA- FINAL.docx - Documentos Google - RENATA MOREIRA DA SILVA.pdf | 298,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.