Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4464
Autor(es): Alves, Duana Suelem
Título: A educação ambiental na Àrea de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, RS: contribuições em recursos didáticos para escolas em Unidades de Conservação (UC)
Palavras-chave: Educação ambiental;Memória ambiental;Comunidades;Áreas Protegidas
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Desde 2020, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, na Campanha Gaúcha, vem sendo desenvolvido o projeto RestaurAPA, com o objetivo de restaurar cerca de 1.930 ha de campo nativo em 20 propriedades de pequenos produtores, invadidas pela Eragrostis plana Nees, uma espécie exótica invasora (EEI), conhecida popularmente como capim-annoni. A Educação Ambiental é vista como uma das principais ferramentas para conectar comunidades locais e temáticas ecológicas presentes em Unidades de Conservação, estratégia que foi implementada na APA do Ibirapuitã, como parte do projeto RestaurAPA. Assim, utilizou-se o ambiente escolar como meio para trabalhar temas como espécies nativas, EEI e uso de recursos naturais, por meio de cartilhas voltadas à ecologia e à cultura do bioma Pampa. Abordagem que se insere no campo da memória social, alinhando-se à linha de pesquisa de Memória, Cultura e Gestão, uma vez que busca integrar as práticas e saberes tradicionais relacionados à memória ambiental, vinculados ao patrimônio do Pampa na Educação Ambiental. Projetos de educação ambiental, em sua maioria, ainda carecem de uma abordagem social mais aprofundada. É fundamental incluir uma análise detalhada do contexto social local, considerando as diferentes realidades e potencializando as oportunidades existentes. Desse modo, reuniões presenciais e online foram realizadas de modo a incorporar as perspectivas dos educadores às propostas das escolas da região ao material elaborado. Como resultado, foram sugeridos temas como a etnobotânica, os recursos hídricos e os danos causados pelo lixo, que complementaram os tópicos já definidos. Ademais, essa troca de conhecimento com os professores foi essencial para reestruturar uma perspectiva acadêmica convencional, permitindo uma outra compreensão das necessidades e interesses locais.
Orientador(es): Almerão, Maurício Pereira
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
document (14).pdf
  Restricted Access
31,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.