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http://hdl.handle.net/11690/535
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Meinero, Fernanda Sartor | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-07T23:34:40Z | - |
dc.date.available | 2016-10-07T23:34:40Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/535 | - |
dc.description.abstract | Pesquisa recente do Conselho Nacional de Justiça demostra que o Brasil enfrenta uma elevada taxa de demandas enquanto os recursos humanos e orçamentários não logram acompanhar esse aumento. Como consequência, tem-se a limitação do acesso à justiça em razão da morosidade do Judiciário que acaba por conceder uma justiça tardia e muitas vezes ineficiente para o caso judicializado. Como prováveis causas do aumento significativo de litígios o estudo aponta para duas, a cultura do litígio e a crise de solução estatal. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se diante da insuficiência dos métodos jurídicos tradicionais, notadamente a via judiciária, é possível que práticas em mediação contribuam na formação acadêmica dos futuros atores jurídicos e para a mudança da cultura do litígio. Como metodologia utilizou-se a técnica de pesquisa empírica, com a coleta de dados por meio de questionário e respectiva análise quantitativa. O campo de pesquisa eleito é a Faculdade Alfa (nome fictício), que em seu currículo oferta a disciplina de Mediação e Arbitragem, bem como possui uma atividade prática de mediação. A dissertação valeu-se, também, da técnica de pesquisa bibliográfica exploratória, adotando como referencial teórico principal o autor Luis Alberto Warat. O estudo retratou o acesso à justiça no Brasil, verificando as problemáticas comuns e os avanços processuais no sentido de garantir esse princípio. A pesquisa diferenciou o modelo estatal de solução imposta e o modelo de solução construída no que se refere à formação do habitus dos atores jurídicos. Considerou a formação acadêmica dos juristas, bem como a tentativa de se considerar a mediação como proposta pedagógica. Por fim, foi apresentada a análise quantitativa dos dados empíricos que serviram para ilustrar a hipótese levantada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitario La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Acesso à justiça | pt_BR |
dc.subject | Cultura do Litígio | pt_BR |
dc.subject | Ensino Jurídico | pt_BR |
dc.subject | Judicialização | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | Contribuição da mediação na formação acadêmica dos atores jurídicos – a possibilidade de mudança da cultura do litígio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Diógenes Vicente Hassan | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas - RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGD) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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