Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/553
Autor(es): Cabral, Tiago Corrales
Título: Aspectos ecológicos de morcegos frugívoros (chiroptera, phyllostomidae) e sua interação com espécies vegetais em diferentes áreas no munícipio de Viamão, RS: subsídios para a recuperação de áreas degradadas
Palavras-chave: Morcegos frugívoros;Piperaceae;Óleos voláteis;Dispersão de plantas pioneiras
Data do documento: 2012
Editor: Centro Universitário La Salle
Citação: CABRAL, Tiago Corrales. Aspectos ecológicos de morcegos frugívoros (chiroptera, phyllostomidae) e sua interação com espécies vegetais em diferentes áreas no munícipio de Viamão, RS: subsídios para a recuperação de áreas degradadas. 2012. 51 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2012 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/553. Acesso em: 1 abr. 2014.
Resumo: No Brasil, os quirópteros compõem um terço da fauna de mamíferos e são organismos altamente inseridos na dinâmica ecológica das florestas tropicais. Dentre esta diversidade singular, destacam-se os morcegos frugívoros, em especial os da família Phyllostomidae, que se alimentam de uma grande variedade de frutos caracterizados como frutos quiropterocóricos. Deste modo, teve-se como objetivos conhecer a composição de espécies de morcegos da famíla Phyllostomidae, bem como identificar as espécies vegetais cujas sementes são dispersas por esse grupo na APA do Banhado Grande, Viamão, RS. Buscou-se, ainda, avaliar o efeito da utilização de óleos voláteis extraídos de Piperaceae na atração de morcegos frugívoros. Nove amostras de fezes dos morcegos Sturnira lilium (E. Geoffroy, 1810) e Artibeus lituratus Olfers, 1818, capturados com o auxílio de redes de neblina no período de novembro 2010 a novembro de 2011, em propriedade rural na APA do Banhado Grande, município de Viamão, foram analisadas. O efeito dos óleos voláteis na atração de morcegos foi testado em uma área de Floresta Estacional Semidecidual, também no município de Viamão. Dez redes de neblina divididas em dois grupos, controle (sem atrativos) e teste (com atrativos), foram expostas mensalmente, de março a junho de 2012, durante quatro noites consecutivas. De forma complementar, foram coletadas seis amostras de fezes de S. lilium no período. As amostras de S. lilium provenientes da APA do Banhado Grande continham, em grande parte, sementes de Piper gaudichaudianum (82% das amostras) e de Ficus luschnathiana (18% das amostras), enquanto as do Morro do Coco apresentaram sementes de Solanaceae (38%), Moraceae (25%) e Piperaceae (25%), entre outros itens não identificados (12%). Para A. lituratus, a única amostra coletada na APA do Banhado Grande continha, em grande parte, fragmentos de insetos, sementes de Piper gaudichaudianum e fibras vegetais de origem indeterminada. O produto derivado da extração de óleos voláteis de frutos e folhas de Piper spp. demonstrou sucesso na captura de morcegos da espécie Sturnira lilium. Os resultados obtidos confirmam os de outros estudos já realizados, bem como apontam a possibilidade de utilização desta estratégia em programas de conservação e restauração ambiental. A importância dos morcegos filostomídeos na dispersão e estabelecimento de espécies de plantas pioneiras como Piperaceae e Solanaceae, assim como de Ficus luschnathiana, espécie nucleadora, foi igualmente confirmada.
Orientador(es): Cademartori, Cristina Vargas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tccabral.pdf1,41 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.