Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/571
Autor(es): Geraldo, Douglas Perdomini
Título: Prática docente de educação física na educação de jovens e adultos
Palavras-chave: Educação Física;Educação de Jovens e Adultos;Ensino Noturno
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: O presente trabalho tem como propósito identificar a clientela do ensino de jovens e adultos no Município de Alvorada-RS, além de procurar refletir sobre a prática docente dos professores de Educação Física no ensino noturno das escolas públicas municipais. Desenvolvi o trabalho nesse nível de ensino devido ao fato de ser professor da rede municipal e trabalhar com SEJA, o que acredito ser um importante suporte para análise das informações que serão apresentadas. O meu principal objetivo na pesquisa é responder à seguinte questão: Como os professores de Educação Física que atuam na Educação de Jovens e Adultos realizam as suas práticas docentes no município de Alvorada? Para uma melhor compreensão do leitor, a dissertação foi dividida em três partes: na primeira parte, descrevo os processos metodológicos abordados no decorrer da pesquisa; na segunda parte, busco os conceitos de EJA e Educação Física Escolar, bem como procuro realizar um regaste histórico dessa modalidade de ensino e disciplina; na terceira parte da dissertação, identifico e caracterizo a clientela da SEJA, sendo que essa etapa também trata das interpretações das informações sobre a prática docente. Tais informações foram obtidas através de observações realizadas em treze aulas, através das três entrevistas semi-estruturadas realizadas com os professores participantes, através das anotações em meu diário de campo e das análises de documentos das escolas. A quarta e última etapa é dedicada exclusivamente para as considerações finais, onde realizo um resumo de todas as demais, colocando as minhas reflexões acerca do tema.
El presente trabajo es identificar a los clientes de la educación de jóvenes y adultos en la ciudad de Alvorada-RS, y tratar de reflexionar sobre la práctica docente de los profesores de educación física en las escuelas públicas la enseñanza de la noche la ciudad. Trabajo de desarrollo a este nivel de la educación por el hecho de ser un maestro del sistema municipal y el trabajo es lo que creo que es un apoyo importante para el análisis de la información que se presentará. Mi principal objetivo en la investigación es la siguiente pregunta: ¿Cómo los profesores de educación física que trabajan en la educación de adultos y los jóvenes realizan sus prácticas docentes en la ciudad de la Aurora? Para una mejor comprensión del lector, el trabajo se dividió en tres partes: la primera parte se describe la metodología procesos abordados durante la búsqueda, en parte, tratar los conceptos de EJA y la educación física escolar, y tratar la celebración de una historia regaste esta modalidad de la enseñanza y la disciplina, la tercera parte de la tesis, identificar y caracterizar la sociedad de la información, y que esta medida también se ocupa de la interpretación de la información sobre la práctica docente. Esta información ha sido obtenida de las observaciones llevadas a cabo en trece clases, por las tres entrevistas semi-estructuradas realizadas con los profesores implicados, a través de las notas en mi diario de campo y análisis de los documentos de las escuelas. La cuarta y última etapa está dedicada exclusivamente a las consideraciones finales, que realizan un resumen de todos los demás, poner mis pensamientos sobre el tema.
Orientador(es): Fischer, Nilton Bueno
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dpgeraldo.pdf1,43 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.