Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLucchini, Marlon Luispt_BR
dc.date.accessioned2016-10-21T20:22:23Z-
dc.date.available2016-10-21T20:22:23Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/574-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como principais objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Na construção do referencial teórico, são apresentadas as principais teorias sobre o currículo tradicional, oculto e pós-crítico, bem como, o lúdico nas diferentes áreas de conhecimento, desde as teorias clássicas, passando pelas que relacionam o lúdico à educação, até as psicológicas e psicanalíticas. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino fundamental de Novo Hamburgo/RS. Foram objetos de estudo cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras investigadas não reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation main objectives are to present the methodological proposal of Ecorrecreação, identify and analyze the meaning attributed by Science teachers at the elementary level to the concept ludic when used as a pedagycal tool. In constructing the theoretical framework the main theories on the traditional, hidden, and post-critical curriculum are presented, as well as the concept ludic in different areas of knowledge, from the classical theory, ranging the ones that relate the ludic to education, to the psychological and psychoanalytic ones. For the description of the methodological proposal of Ecorrecreação, are presented some activities conducted in two public elementary schools in the city of Novo Hamburgo/RS. Five teachers from those schools were the object of study in this study. In this research it was observed that the investigated teachers do not recognize the educational purposes of ludic as the development of imagination, spontaneity and creativity. The ludic activities are used in Science classes as a means of learning skills and abilities different from the aims within the highlights of the concept ludic in which socialization, acquisition and assimilation of knowledge are highlighted.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectCiências Naturaispt_BR
dc.subjectEcorrecreaçãopt_BR
dc.titleEcorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorColling, Ana Mariapt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mllucchini.pdf3 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.