Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/579
Autor(es): Marini, Everaldo
Título: Nucleação de comunidades escolares tradicionais no município de Nova Petrópolis: perspectivas interculturais no processo de escolarização.
Palavras-chave: Nucleação escolar;Interculturalidade;Políticas públicas
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo de pesquisa investigar e refletir sobre a nucleação de comunidades escolares tradicionais no município de Nova Petrópolis, Estado do Rio Grande do Sul, numa perspectiva intercultural dos processos de escolarização. O estudo considera a revisão bibliográfica e epistemológica do tema como elementos qualificadores da pesquisa. Além disso, aproxima e discute questões ligadas à interculturalidade e políticas públicas. Como convergência dessa discussão utiliza-se a metodologia de pesquisa de estudo de caso, tomando como ferramentas de apoio: entrevistas, observações e questionário. Na perspectiva do quadro teórico e das investigações de campo fica evidente a semelhança do programa de nucleação escolar em relação a outras experiências desse tipo no sul do Brasil. Os resultados da pesquisa apontam para uma releitura do programa de nucleação escolar a partir das políticas públicas voltadas para a educação, práticas pedagógicas vivenciadas na escola e questões culturais. No campo pedagógico, observam-se tímidas interrelações entre as expressões culturais vividas pelos estudantes e as práticas educacionais da instituição de ensino. A perspectiva intercultural é apresentada como um suporte teórico e prático viável para se conceber uma educação que reconhece e potencializa a diversidade cultural e as práticas pedagógicas centradas na autonomia responsável do estudante e na construção participativa (docente e discente) do conhecimento.
This thesis is an object of research to investigate and reflect on the nucleation of traditional school communities in the municipality of Nova Petrópolis, State of Rio Grande do Sul, in an intercultural perspective of the schooling processes. The study considers the bibliographic and epistemological review of the subject as the qualifying elements of the research. Furthermore, approaches and discusses issues related to interculturality and public policies. As convergence of this discussion is used the case study research methodology, taking as supporting tools: interviews, observations and questionnaire. In the perspective of theoretical framework and field investigations it is evident the similarity of school nucleation program in relation to other such experiences in southern Brazil. The results of the research point to a rereading of the school nucleation program from the public policies on education, teaching practices experienced at school and cultural issues. In the educational field, there are shy interrelationships between cultural expressions experienced by students and the educational practices of the teaching institution. The intercultural perspective is presented as a theoretical and practical support viable to develop an education that recognizes and enhances the cultural diversity and to pedagogical practices focused on responsible autonomy of the student and on participatory construction (teacher and student) of knowledge.
Orientador(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
emarini.pdf2,88 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.