Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Magnos Luis dept_BR
dc.date.accessioned2016-10-21T21:28:33Z-
dc.date.available2016-10-21T21:28:33Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/581-
dc.description.abstractNos últimos anos, o poder público, e algumas Organizações Não-Governamentais, vem demonstrando, através de programas compensatórios, vontade de melhorar a condição das juventudes brasileiras. Esses programas, na sua maioria, são propostas baseadas numa espécie de representação do adulto sobre os jovens, principalmente sobre os jovens de periferia urbana; os jovens pobres, sobre os quais ao longo dos anos, foram criados diversos estereótipos. Faz-se necessário, portanto, ampliar o entendimento sobre essa juventude, em particular, a do jovem “vileiro” (como é chamado o jovem que reside nas áreas sub-urbanizadas do Rio Grande do Sul), identificando suas necessidades prioritárias. Também é importante verificar a eficácia das ações governamentais destinadas a essa camada da população. A dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa, utilizando o instrumento do grupo focal, realizada com jovens estudantes e residentes em uma periferia de Viamão, Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como principal objetivo ouvir o que os jovens têm a dizer sobre a vida na periferia, identificando como definem as suas necessidades a partir do diálogo em grupo. Esta escuta forneceu subsídios para a discussão a respeito das políticas públicas para a juventude, em geral e, em especial, a política de atendimento educacional da juventude. Desse modo, analisar como essa política pretende, de fato, atender às necessidades percebidas pelos próprios jovens, propondo algumas possibilidades críticas para a reflexão pedagógica sobre essas políticas.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years, the government, together with Non-Governmental Organizations, have been showing through their compensation programs, they wat to improve the condition of the young Brazilian. These programs, mostly, are proposed based on a kind of representation on the young adult, especially on young people from suburbs, especially on poor youngsters, on which over the years, have created various stereotypes. It´s necessary, therefore, increase understanding about this youth in particular, the young "vileiros" (as it is called the young man who resides in the sub-urbanized areas of Rio Grande do Sul), identifying their priority needs. It is also important to check the effectiveness of government actions aimed at this population group. Therefore, this dissertation presents the results of a search using the instrument of the focus group held with students and residents in a suburb of Viamão, Rio Grande do Sul. The research aimed to listen to what young people have to say about life on the periphery, identifying how they define their needs from the group dialogue. This hearing provided subsidies to the discussion about public policies for youth in general and in particular the politics of educational service of youth. Thus, this policy seeks to analyze how it would actually meet the needs perceived by young people themselves, offering some critical possibilities for pedagogical reflection on these policies.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPeriferiaspt_BR
dc.subjectEducação em periferias urbanaspt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titlePeriferia urbana de Viamão e políticas públicas educacionais: reflexões a partir de falas juvenispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorPauly, Evaldo Luispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mllima.pdf629,2 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.