Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChaves, Juliana Fátima da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-21T22:38:33Z-
dc.date.available2016-10-21T22:38:33Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/590-
dc.description.abstractO tema da presente dissertação propõe a discussão acerca das trajetórias de profissionais surdos contratados por meio da lei de cotas para pessoas com deficiência. O objetivo foi analisar os cenários que constituem estas trajetórias e como os sujeitos envolvidos no programa de qualificação oferecido pelo SENAC/RS as significam. A metodologia utilizada para capturar estes significados foram análise documental e entrevistas, com fundamentação teórica embasada nos estudos culturais em educação, sob a ótica curricular. O aprofundamento dos estudos possibilitou agrupar enunciados que constituem práticas discursivas em unidades de análise que correspondem a questões de identidade, representação e relações de poder imbricadas nas negociações desenvolvidas neste processo de inclusão e permanência do sujeito surdo no contexto profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this dissertation proposes the discussion of the trajectory of deaf professionals hired by the quota law for people with disabilities. The aim was to analyze the scenarios of these trajectories and how the subjects involved in the training program offered by SENAC/RS give meaning to these. The methodology used to capture these meanings was documentary analysis and interview based in cultural studies in education from the perspective of curriculum. The thorough study allowed grouping statements that constitute discursive practices in analysis units which correspond to issues of identity, representation and power relations intertwined in the negotiations developed in this process of inclusion and permanence of deaf in a professional context.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.titleItinerários do SENAC/RS: olhares sobre as trajetórias de profissionais surdos(as)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorColling, Ana Mariapt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jfschaves.pdf2,3 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.