Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Lucas Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:34Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:34Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/591-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a história da formação da pátria brasileira contada nos livros escolares teuto-brasileiros (Schulbücher), publicados em português e elaborados pelos professores paroquiais teutos no sul do Brasil. Para entender aquela realidade foi delimitado e contextualizado brevemente o histórico das escolas da imigração teuto-brasileiras no Brasil meridional, desde sua gênese na metade do século XIX, até sua proibição no ano de 1939. A pesquisa consistiu numa análise quali-quantitativa, utilizando a revisão bibliográfica e documental do período, e dos livros escolares teuto-brasileiros. Foi utilizado o viés da análise do discurso curricular, balizado em Michel Foucault, para analisar alguns episódios oficiais da história do Brasil, de acordo com a seleção feita a partir de 1838 pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Os episódios escolhidos foram: Independência Nacional; Revolta dos Muckers; Abolição da escravatura; Proclamação da República.pt_BR
dc.description.abstractThis study examines the history of the formation of the Brazilian nation counted in textbooks Teutonic-Brazilian (Schulbücher), published in prepared by teachers and Portuguese parish teutons in south Brazil. To understand that reality is circumscribed and contextualized briefly the historic of Schools of immigration in the Teutonic-Brazilian Southern Brazil, from its genesis in the mid-nineteenth century, until his ban in 1939. The survey consisted of a qualitative and quantitative analysis, using the review and document of the period, and textbooks Teutonic-Brazilian. Was used the bias of the speech curriculum, guided in Michel Foucault, to analyze some episodes in the history of official Brazil, according to the selection made from 1838 by the Institute Brazilian History and Geography (IHGB). The episodes chosen were: National Independence; Uprising Muckers; Abolition of slavery; Proclamation of the Republic.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchulbüchpt_BR
dc.subjectEducação alemãpt_BR
dc.subjectImigração alemãpt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA história da nação brasileira contada pelos livros escolares teuto-brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorColling, Ana Mariapt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leramos.pdf1 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.