Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/591
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Lucas Eduardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:35:34Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:35:34Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/591 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a história da formação da pátria brasileira contada nos livros escolares teuto-brasileiros (Schulbücher), publicados em português e elaborados pelos professores paroquiais teutos no sul do Brasil. Para entender aquela realidade foi delimitado e contextualizado brevemente o histórico das escolas da imigração teuto-brasileiras no Brasil meridional, desde sua gênese na metade do século XIX, até sua proibição no ano de 1939. A pesquisa consistiu numa análise quali-quantitativa, utilizando a revisão bibliográfica e documental do período, e dos livros escolares teuto-brasileiros. Foi utilizado o viés da análise do discurso curricular, balizado em Michel Foucault, para analisar alguns episódios oficiais da história do Brasil, de acordo com a seleção feita a partir de 1838 pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Os episódios escolhidos foram: Independência Nacional; Revolta dos Muckers; Abolição da escravatura; Proclamação da República. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study examines the history of the formation of the Brazilian nation counted in textbooks Teutonic-Brazilian (Schulbücher), published in prepared by teachers and Portuguese parish teutons in south Brazil. To understand that reality is circumscribed and contextualized briefly the historic of Schools of immigration in the Teutonic-Brazilian Southern Brazil, from its genesis in the mid-nineteenth century, until his ban in 1939. The survey consisted of a qualitative and quantitative analysis, using the review and document of the period, and textbooks Teutonic-Brazilian. Was used the bias of the speech curriculum, guided in Michel Foucault, to analyze some episodes in the history of official Brazil, according to the selection made from 1838 by the Institute Brazilian History and Geography (IHGB). The episodes chosen were: National Independence; Uprising Muckers; Abolition of slavery; Proclamation of the Republic. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Schulbüch | pt_BR |
dc.subject | Educação alemã | pt_BR |
dc.subject | Imigração alemã | pt_BR |
dc.subject | Relações de poder | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A história da nação brasileira contada pelos livros escolares teuto-brasileiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Colling, Ana Maria | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas/RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leramos.pdf | 1 MB | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.