Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/598
Autor(es): Curzel, Daniela Nunes
Título: Educação Matemática: estudo do baixo desempenho em uma escola de Gravataí, RS
Palavras-chave: Educação Matemática;Baixo desempenho;História da Matemática;Crise da Educação;Ensino Fundamental
Data do documento: 2012
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Esta dissertação analisa as razões do fenômeno do baixo desempenho em matemática nos oitavos e nonos anos do ensino fundamental, tendo como campo de pesquisa uma escola da rede pública estadual de Gravataí, RS. A pesquisa inicia com o resgate histórico das matemáticas, discutindo a evolução e o desenvolvimento de práticas de alguns povos e do seu ensino no Brasil, mostrando que existem várias técnicas ou maneiras de aprender ou aplicar a matemática, diferentes dos métodos escolares. O debate da evolução do ensino da matemática no Brasil demonstrou como o país atingiu o panorama educacional vigente da disciplina. Em segunda instância, a pesquisa aborda a discussão de alguns acontecimentos históricos e políticos marcantes ocorridos na educação brasileira e de certos problemas atuais, analisando os efeitos produzidos pela política e a influência das tendências globais e neoliberais. Por fim, trata da pesquisa de campo na referida escola. A investigação teve como metodologia a pesquisa-participante, através de entrevistas semiestruturadas com os membros da equipe diretiva da escola, professores e alunos que elucidaram fatores e aspectos fundamentais para a problemática do baixo desempenho em matemática. Os estudos e reflexões realizados ao longo de toda a pesquisa, inter-relacionando as temáticas debatidas com os diálogos da pesquisa-participante, revelam que a matemática ensinada em sala de aula está distante da realidade e, ao longo do tempo, foi se distanciando das experiências concretas. Pode-sesentir a influência da internacionalização do capital nas políticas educacionais, bem como a predominância do ensino de competências. Presencia-se que a aprendizagem nos oitavos e nonos anos está mais concentrada na aplicação de exercícios do que na formulação de situações-problema, evidenciando a repetição e a quantificação. Nota-se a influência da transição de estágios de desenvolvimento cognitivo, de um pensamento mais concreto para um que utilize estruturas lógicas mais hipotético-dedutivas, que coincide com as dificuldades em aprender a matemática. Por fim, enfatiza-se a proposta da inserção da metodologia de projetos, envolvendo diversas disciplinas e a comunidade.
This dissertation analizes the reasons of low performance phenomenon on Mathematics that occurs in the eighth and ninth years of elementary school, having as a field of research a School from the public network of Gravataí, RS. The research starts with the rescue of the mathematics historics, discussing the evolution and the development of activities of some people and it's tutorship in Brazil showing that there's many techniques or ways of learning or apply the mathematics, different from the schools methods. The discussion about the evolution of mathematics teaching in Brazil demonstrated how the country achieved the current educational parameter of the theme. Next, the research includes the discussion of some remarkable politics and historical events in Brazilian education and about some actual problems, analizing the effects generated by the politic and the influence of global and neoliberal tendences. Lastly deals with the field research in that Scholl. The investigation had as methodology the participating-research, through semi-structured interviews with the members of Directive team of the School. teachers and students that elucidated fundamental factores and aspects to the low mathematics performance problem. The studies and reflection made along the research, interrelacting the discussed themes with the participating-research dialogues, show that the mathematics taught in the classroom is far from reality and throug FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática educativa. 30.ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996. h time it was moving away from the concrete experiences. It is possible to feel the influence of internationalizationof capital in the educational politics, as well as the predominance of the teaching of competences. It's 'observed that the learning in eighth and ninth years is more concentrated on the application of exercices than in the formularion of problems-situations, evidencing the repetition and the quantification It is noted the influence of transition of stages of cognitive development, of a more concrete thinking to one that uses more hypotheticaldeductives logical structures, that match with the difficulties of learning mathematics. Lastly, highlights the proposal of the integration of methodology of projects, involving many disciplines and the community.
Orientador(es): Andreola, Balduino Antônio
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dncurzel.pdf479,21 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.