Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/609
Autor(es): Santos, Luzia Teresinha Vianna dos
Título: O desenvolvimento de competências gerenciais nos estudantes de graduação em Enfermagem
Palavras-chave: Educação;Competências;Estudantes de Enfermagem
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: O ponto central deste estudo, de cunho qualitativo foi construído sob um caráter exploratório descritivo, tendo como referência o entendimento da linha de pesquisa: “formação de professores, teorias e práticas educativas”, na perspectiva de uma visão sobre a temática: competências. Priorizou-se um olhar direcionado a um grupo de estudantes de Enfermagem, matriculados na disciplina de Administração de Enfermagem I no segundo semestre de 2012, em período de estágio nas unidades de internação de um hospital de ensino, vinculado a uma universidade, ambos da rede pública e, ambos sediados na capital gaúcha no sul do Brasil. A metodologia utilizada foi guiada pela classificação dos dados em categorias, identificando-se características e significados em comum e, permitindo sua aglomeração para uma melhor apreciação dos dados, objetivando identificar a contribuição da disciplina do Estágio Curricular I de Administração em Enfermagem na construção do conhecimento teórico e prático ligados às competências dos estudantes de um curso de Graduação em Enfermagem. O material foi submetido à análise dos dados onde houve um prosseguimento das fases propostas por Bardin (2011), sendo elas: a préanálise, a descrição analítica e, a interpretação inferencial. O presente estudo demonstrou que, há lacunas na formação didático/pedagógica, associada a uma dicotomia entre os saberes e fazeres da Enfermagem, contribuindo para o desprestígio do tema competências. Desta maneira, torna-se imprescindível que acadêmicos de Enfermagem e, nós, Enfermeiros, saibamos o verdadeiro significado das DCN’s, do Perfil do egresso/Profissional Enfermeiro e, do que de fato é: ser Enfermeiro com competências e habilidades.
The central point of this study, a qualitative study, was built under a descriptive exploratory character, having as reference the understanding of the research: "teacher formation, educational theories and practices," in the perspective of a vision on the theme: competences. It was prioritized a look directed to a group of nursing students, enrolled in the discipline of Nursing Administration I in the second semester of 2012, in the internship period in inpatient units of a teaching hospital, linked to a university, both from the public network and both in Porto Alegre, southern Brazil. The methodology used was guided by the classification of the data into categories, identifying characteristics and meanings in common, and allowing their agglomeration to a better appreciation of the data in order to identify the contribution of the discipline of Curricular Internship I in Nursing Administration in the construction of theoretical and practical knowledge related to students' competences of a undergraduate course in Nursing. The material was submitted to analysis of data where there was a continuation of the phases proposed by Bardin (2011), namely: pre-analysis, analytical description and, inferential interpretation. The present study demonstrated that, there are gaps in the didactic/pedagogical formation, associated with a dichotomy between knowledge and practice of nursing, contributing to the non prestige of the theme competences. Thus, it is essential that nursing students and we, nurses, know the true meaning of the DCN's, the profile of graduates/professional nurse, and what it really is: to be a Nurse with competences and abilities.
Orientador(es): Quaresma, Denise Regina da Silva
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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