Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gabriele Bonottopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-26T22:42:56Z-
dc.date.available2016-10-26T22:42:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/616-
dc.description.abstractO uso de situações-problema no ensino da Matemática é importante para o desenvolvimento cognitivo e social dos educandos. A presente Dissertação, inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle, na linha de pesquisa Formação de Professores: Teorias e Práticas Educativas, avaliou as contribuições que uma experiência de ensino, baseada na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, trouxe para alunos de um 3º ano do Ensino Fundamental no desenvolvimento de competências e habilidades para a resolução de situações-problema do campo aditivo. Para isso, realizou-se uma experiência de ensino em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Porto Alegre (RS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como abordagem o estudo de caso e a observação participante. Esta pesquisa apresenta diferentes fases: primeiramente foi aplicado um pré-teste, que continha situações-problema de acordo com o cotidiano dos educandos e com a Teoria dos Campos Conceituais. Após a análise dos dados do pré-teste, foi realizada uma experiência de ensino para trabalhar situações-problema de modo a desenvolver melhor as habilidades e competências desejáveis a esse nível escolar. Durante a experiência de ensino, quatro alunos foram acompanhados por meio dos registros de suas falas e de produções sobre o que foi trabalhado ao longo da experiência. Ao fim do percurso, o teste foi reaplicado (pós-teste), efetuando-se uma comparação entre as duas avaliações. Das análises surgiram as categorias em que foram discutidas as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais para resolução de situações-problema, a importância do planejamento e o uso do material concreto. Os resultados evidenciaram que trabalhar situações-problema de composição e transformação pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de novas habilidades, competências, conceitos-em-ação e teoremas-em-ação.pt_BR
dc.description.abstractThe use of problem situations in Mathematics study is important for the students’ social and cognitive development. The present essay, which is part of the Post-Graduation Program in Education of La Salle University Center, in the field of teachers’ development: theories and educational practices, evaluated the contributions of a teaching experience, based on Vergnaud’s Concept Fields Theory, brought to 3rd graders of Elementary School in relation to competences and abilities development for problem-solving situations of additive structure. For that, an experiment with a group of 3rd graders of a private Elementary School in Porto Alegre was performed. It consists on a qualitative research, which approach is a case study and participant observation. This research presents two different phases: first, a pre-test was applied, which had problem situations according to the students’ everyday life and to the Conceptual Fields Theory. After the pre-test data analysis, a teaching experiment was performed in order to better develop the required abilities and competences for this school level. During the teaching experiment four students were followed by registering their speech and productions on what was worked on during the experiment. Eventually, the test was re-applied (after-test) and a new analysis was performed, comparing both evaluations. From the analysis, categories were emerged, which made possible to discuss the conceptual field theory contributions to the problem solving situations, the importance of planning, to have abilities as a prerequisite, and the use of concrete material. The results highlighted that working with composing and transformation problem situations may help on the teaching-learning process, providing the new abilities, competences, concepts-in-action and theorems-in-action development.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.subjectSituações-problemapt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.subjectEstruturas aditivaspt_BR
dc.titleTeoria dos campos conceituais, habilidades e competências: uma experiência de ensino em matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorFelicetti, Vera Luciapt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gbsilva.pdf2,94 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.