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Authors: Martins, Gisele Bervig
Title: Gestão democrática na educação infantil: qual o lugar dos conselhos escolares?
Keywords: Conselho escolar;Gestão escolar;Gestão participativa
Issue Date: 2015
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: Trata-se de uma pesquisa que tem por foco os Conselhos Escolares e a Gestão Democrática. A questão trabalhada é: como os Conselhos Escolares participam da gestão democrática nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) no município de Canoas? Este estudo tem por objetivo compreender como se dá o processo de participação dos Conselhos Escolares na gestão democrática nas EMEI, no Município de Canoas. Trata-se de pesquisa qualiquanti, tipo estudo de caso. Os instrumentos para a coleta de dados são: pesquisa bibliográfica, análise documental e questionário para os Conselheiros Escolares das 31 EMEI quanto à efetivação do Conselho Escolar (CE). A análise dos dados dá-se através da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2009). Quanto à análise quanti, as respostas coletadas através dos questionários baseadas na escala Likert foram alvo de investigação contextualizada com os outros dados encontrados. A base teórica está em Lück (2006, 2008), Freire (2000, 2001, 2006), Paro (2001, 2003, 2004, 2007, 2008, 2012) e Gohn (2001, 2006). Discorre sobre o histórico dessa implantação democrática que privilegia a descentralização das decisões no interior da escola pública. Contempla-se também a base legal que sustenta a formação e as ações dos Conselhos Escolares. Os dados encontrados dão conta de que, apesar dessa configuração participativa ser recente, há um movimento inicial positivo. Ainda se tem uma participação rasa, com enfoque mais na área administrativa com atribuições burocráticas em detrimento da pedagógica, que é sim o centro da atividade deste colegiado. Conclui-se que a implantação do CE no município de Canoas é recente, com apenas três gestões. O processo educativo dentro do CE torna-se essencial para que de fato tome suas atribuições e possa desenvolver junto à comunidade o trabalho esperado: a democratização das decisões no interior da escola pública
This is a research that focuses on School Boards and the Democratic Management. The developed question is: how does the School Boards participate in the democratic management in Municipal Schools of Children Education (EMEI), in the city of Canoas? This study aims to understand the process of participation of School Boards in the democratic management in the EMEI 's, in the city of Canoas. It is a qualiquanti research, as a case study.. The instruments for the data collection are: bibliographical research, document analysis and questionnaire for School Board Members of the 31 EMEI as to the effectiveness of the School Council (CE). Analysis of the data takes place through the second Bardin Content Analysis (2009). The data analysis takes place through content analysis, according to Bardin (2009).As for the quantitative analysis, the answers collectedthrough the questionnaires based on the Likert scale were under investigation in context with the other data found. The theoretical basis is in Lück (2006, 2008), Freire (2000, 2001, 2006), Paro (2001, 2003, 2004, 2007, 2008, 2012) and Gohn (2001, 2006). Discusses the history of this democratic implementation, that privileges the decentralization of decisions within the public school. It also includes the legal basis that supports the training and actions of School Boards. The findings realize that, despite this participatory setting is new, there is a positive initial move. It still has a shallow participation, with more focus on the administrative area with bureaucratic tasks at the expense of teaching, which are the center of activity of this council. It concludes that the CE's implementation in Canoas is recent, with only three managements. The educational process within the CE becomes essential to actually take their duties and develop in the community the expected work: the democratization of decisions within the public school.
metadata.dc.contributor.advisor: Fossatti, Paulo
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