Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBasegio, Antonio Carlospt_BR
dc.date.accessioned2016-10-28T23:45:13Z-
dc.date.available2016-10-28T23:45:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/625-
dc.description.abstractConsiderando-se o fato dos múltiplos significados da Tecnologia Assistiva (TA) no contexto educacional é necessário reconhecer as inquietudes e os processos pelos quais percorrem esses estudos, que englobam o multiculturalismo, a heterogeneidade, articulação, mobilidade e metamorfose dos conhecimentos. A investigação está vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/UNILASALLE/CNPq) e objetiva dialogar sobre os conceitos e normativas políticas da TA, para a problematização das diferenças no debate contemporâneo, que sugerem relações inclusivas de reconhecimento do outro. Trata-se de um estudo de caso, que visa analisar a inserção da TA, a partir da dinâmica do trabalho pedagógico com a TA nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de quatro escolas municipais de Canoas/RS, para entender as possíveis correlações com os processos de ensino, de aprendizagem e de inclusão social. Também busca caracterizar os tipos de tecnologias assistivas disponibilizadas nas SRM e o processo de utilização destes meios com o apoio de entrevistas realizadas aos participantes da pesquisa. Argumenta-se que os recursos empregados estão contribuindo para favorecer a aprendizagem dos alunos em atendimento, observando as convergências nos discursos manifestados pelos professores que desenvolvem suas práticas nas SRM, tendo em vista suas estratégias pedagógicas decorrentes da institucionalização que direciona o trabalho dos professores, juntamente com as exigências ideológicas e socioeconômicas do mundo administrado. Tudo indica que os dispositivos técnicos podem auxiliar o descentramento humano e promover novas maneiras de reconstrução de conhecimentos em interação com os objetos. Através do uso dos recursos da TA, as pessoas que apresentam deficiências têm a possibilidade de ampliar suas habilidades psicomotoras, de comunicação, de mobilidade e de aprendizagem, o que promove autonomia e novos desafios ao pensar as diferenças e os projetos comuns, cujas dificuldades não podem ser minimizadas. As críticas das vicissitudes quanto aos usos da TA na atualidade, ora como instrumento de salvação cultural ora de exclusão e dominação, acabam funcionando como mecanismos de adaptação e domesticação em falácias instituídas de inclusão social, esquecendo-se das suas reais tensões e enraizamentos que podem favorecer o avanço da discussão sobre o reconhecimento das diferenças, democratizando e melhorando a vida humana e a práxis educativa.pt_BR
dc.description.abstractFor a better understanding of the multiple meanings of Assistive Technology (AT) in the educational context it is necessary to know the ways, concerns and processes by which run through these studies, which include heterogeneity, multiplicity, joint mobility and transformation of knowledge in this field. The investigation is linked to the research area Cultures, Languages and Technologies in Education (UNILASALLE/Canoas) and objective understanding concepts and regulations of the TA, in order to problematize it in the contemporary debate and inclusive relationships of recognition of the other. This is a case study of nature qualitative and quantitative, which aims to analyze the insertion of TA, from the pedagogical work dynamics with the TA in Multifunction Resource Rooms (SRM) from four public schools in Canoas / RS, to understand the possible correlations with the processes of teaching, learning and social inclusion. It also seeks to characterize the types of assistive technologies available in the SRM and the process of using these facilities by survey participants group. Finally, we reflect that the resources used are contributing to enhance the learning of students in attendance, watching the teacher's choice of criteria to work in these environments and the similarities in the speeches expressed by teachers who develop their practices in SRM, with a view to institutionalizing that directs the work of teachers, along with the ideological and socio-economic requirements of the administered world. Everything indicates that the technical devices can help the human decentralization and promote new ways of subjectivities reconstruction interacting with objects. Through the use of the resources of TA, the people with disabilities have the opportunity to expand their psychomotor skills, communication, mobility and learning, which can promote autonomy and new challenges to think and act differently. Criticism of events as to the uses of TA today, or as instrument of salvation now of exclusion and domination, end up functioning as an adaptive mechanism and domestication of students or as established promises of social inclusion, forgetting its potential that can democratize and improve human life and teaching practices.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCultura do reconhecimentopt_BR
dc.titlePercursos da tecnologia assistiva no contexto de educação inclusiva e a luta por reconhecimento das diferençaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorConte, Elainept_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acbasegio.pdf1,55 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.