Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/630
Autor(es): Rosa, Glaucia Silva da
Título: A reconstrução de sentidos sobre as tecnologias digitais na formação docente
Palavras-chave: Formação docente;Reconstrução de sentidos;Pesquisa-formação multirreferencial.;Tecnologias digitais
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: presente dissertação objetivou compreender como os professores em formação continuada reconstroem os sentidos para utilização das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. A dissertação está vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle – Unilasalle. Essa pesquisa discute a formação docente na perspectiva da pesquisa-formação multirreferencial baseada em Santos (2014), portanto, o professor é autor da sua formação e não apenas um objeto de pesquisa. As bases teóricas deste trabalho estão alicerçadas em Maturana e Varela, dentre outros autores que se aproximam para articular o viver e conviver dos professores em formação com as tecnologias digitais utilizadas em seu cotidiano. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que parte da problemática: Como os docentes da rede municipal de Canoas em formação continuada reconstroem os sentidos sobre as TDs no contexto da educação? Para desenvolver o estudo foi realizado um curso de extensão na modalidade b-learning (encontros presenciais e online) no contexto da formação continuada. Nessa investigação evidenciamos que a reconstrução de sentidos ocorre na capacidade dos seres humanos de ressignificar suas ações. Desta maneira os sentidos foram sendo reconstruídos por meio da autoria e autonomia dos participantes, em interação com as experiências proporcionadas na formação continuada levando-os à modificarem suas práticas pedagógicas.
The present thesis aimed to understand how teachers in training have been reconstructing meanings to the use of Digital Technologies in their pedagogic practices. The thesis is linked to the Culture, Languages and Technologies in Education research line, from the Post-Graduation in Education Program from the University Center La Salle – Unilasalle. It discussed the teacher’s training in the multi-reference research-training perspective based in Santos (2014), therefore the teacher is the author of his formation and not merely a research object. The theoretical basis for this work are grounded in Maturana and Varela, amongst other authors that articulate the living and coexisting of teachers in training with the digital technologies they use in their daily lives. It is an exploratory study, of qualitative nature, that starts in the problem: How the teachers in the city of Canoas/RS that are in training reconstruct meanings about digital technologies and education? To develop the study, an extension course was presented in the b-learning model (in person and online meetings) in the context of teachers training. During this investigation it become evident that the meaning reconstruction takes place in the human-beings ability of resignifying their actions. This way, the meanings were reconstructed through the participants' autonomy and authoring, in interactions with the experiences provided by the training, leading them to modify their practices.
Orientador(es): Backes, Luciana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gsrosa.pdf1,77 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.