Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLautert, Keli Cristina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-11-04T22:20:35Z-
dc.date.available2016-11-04T22:20:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/632-
dc.description.abstractO presente trabalho se propôs a investigar a dinâmica dos conflitos sociais contemporâneos, considerando o fenômeno do ingresso massivo das culturas juvenis na cena universitária atual, e tomando como foco as relações entre professores e estudantes na educação superior. Esta dissertação integra os estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa “Culturas contemporâneas, sociabilidades e práticas educativas” (CNPq). Como marco teórico, podem-se apontar elementos da teoria psicanalítica, tomados a partir de Michael Balint e Donald Wood Winnicott, sobretudo as noções de confiabilidade e jogo, e elementos da teoria crítica contemporânea, especialmente os oriundos do pensamento de Axel Honneth, além dos principais estudos brasileiros sobre educação superior, de inspiração crítica, e sobre interculturalidade. Metodologicamente, a pesquisa define-se como um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, de inspiração hermenêutica que fez uso de entrevistas em profundidade com dois professores e seis estudantes bolsistas ProUni, de um Centro Universitário Comunitário do Rio Grande do Sul. Esse exercício de compreensão da dinâmica dos conflitos sociais, na atualidade, notadamente na cena universitária, conduziu à abertura de uma problemática maior que permeia toda a dissertação: trata-se do jogo de luta por reconhecimento social e os desafios da interculturalidade, vividos no cotidiano da educação superior.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the dynamics of contemporary social conflicts, considering the phenomenon of the massive entry of youth culture in the current university scenario, focusing on the relationship between professors and students in higher education. It integrates the studies developed by the Research Group "Contemporary culture, sociabilities and educational practices" (CNPq - National Council for Scientific and Technological Development). As a theoretical framework, we can point out elements of psychoanalytic theory based on Michael Balint and Donald Wood Winnicott, especially concepts of reliability and playing, and elements of contemporary critical theory, particularly based on Axel Honneth’s thought, besides the main Brazilian studies on higher education, critical inspiration, and interculturalism. Methodologically, this piece of research is defined as a qualitative, exploratory and descriptive study of hermeneutical inspiration, which used in-depth interviews with two professors and six ProUni scholarship students at a Community University Center in Rio Grande do Sul, Brazil. This exercise of understanding the dynamics of social conflicts nowadays, especially in the university scenario, has provided greater food for thought that underlies the whole thesis: it is the game of struggle for social recognition and for the challenges of interculturalism, experienced in higher education on a daily basis.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectLuta por reconhecimentopt_BR
dc.titleRelações entre professores e estudantes na Educação Superior: juventudes e luta por reconhecimento na atualidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRatto, Cleber Gibbonpt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kcslautert.pdf851,03 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.