Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaula, Jeanine Bender dept_BR
dc.date.accessioned2016-11-07T23:04:38Z-
dc.date.available2016-11-07T23:04:38Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/642-
dc.description.abstractA presente pesquisa trata especificamente da cultura do consumo e os reflexos em nossa sociedade de informação, ou seja, diante de como o consumo tem sido visto na atual modernidade, englobando o consumo material, e as suas formas de resistência. A pesquisa se detém no público da Terceira Idade e suas implicações no mercado consumidor, incluindo o endividamento progressivo e suas consequências, tendo em vista o consumo, atual e desmedido, bem como as facilidades e possibilidades desse crédito ao consumidor idoso, repercutindo, muitas vezes em exclusão social. Daí, a necessidade de um respaldo jurídico visando um equilíbrio dessa relação contratual, consubstanciados na Constituição Federal, no Código de Proteção e Defesa do Consumidor e no Estatuto do Idoso. Ao final, apresenta a produção de uma cartilha de cunho orientador e preventivo, especialmente aos idosos nas relações de consumo.pt_BR
dc.description.abstractThe present study deals specifically with consumer culture and its repercussion on our information society, in other words, as consumption has been seen in the present modernity, encompassing material consumption and its forms of resistance. The research focus on senior community and its implications on the consumer market, including the progressive indebtedness and its consequences, considering the excessive consumption, as well as the facilities and credit possibilities of this elderly consumer, often leading to social exclusion. Hence the need for legal support in order to balance this contractual relationship embodied in the Constitution, the Consumer Protection Code and the Elder Statute. The article concludes with the production of a booklet of guidance and preventive nature, especially to elder in consumer relations.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectSuperendividamentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConsumo - um ponto de vista cultural visando uma educação ao consumo consciente na terceira idade: elaboração de uma cartilha de orientação e prevenção aos idosos no mercado de consumopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorGraeff, Lucaspt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.contributor.advisorcoSchwartz, Germanopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jbpalula.pdf669,46 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.