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Authors: Noronha, Fabrícia Py Tortelli
Title: A construção do conhecimento de algoritmos no contexto do hibridismo tecnológico: análise da prática pedagógica aplicada no IFRS
Keywords: Algoritmos;Construção do conhecimento;Prática pedagógica;Tecnologias;Hibridismo tecnológico
Issue Date: 2016
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: Impulsionada pelos altos índices de reprovação na disciplina de Lógica de Programação, que é a base para o educando aprender a programar nos cursos de informática, a pesquisa, tipo Estudo de Caso, tem como problemática investigativa: Quais as potencialidades e os limites da utilização das tecnologias analógicas (caneta e papel) e digitais (VisuAlg, Scratch e kit Lego) para a construção do conhecimento de algoritmos, na disciplina de Lógica de Programação, no contexto do hibridismo tecnológico, no curso superior de informática do IFRS? O estudo está vinculado à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). O referencial teórico está fundamentado nos pressupostos da epistemologia genética de Jean Piaget. O campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre. Os participantes são os educandos regularmente matriculados na disciplina de Lógica de Programação, no primeiro semestre do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. Os dados foram coletados por intermédio da observação das interações dos educandos no processo de construção do conhecimento – diário de campo da pesquisadora – e, da aplicação de questionários aos educandos. A análise de dados foi feita com base na Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2006) e, ao final do estudo, foram identificadas potencialidades relacionadas ao emprego das tecnologias analógicas e digitais no processo de construção do conhecimento, bem como limites, indicando formas de superá-los. A prática pedagógica, no contexto do hibridismo tecnológico, proporcionou pluralidade de representação dos conteúdos; portanto, oportunizou uma visão mais ampla dos conhecimentos e de suas aplicações, potencializando o processo de aprendizagem. Outrossim, merecem destaque nas relações de aprendizagem as interações entre sujeito e objeto (conhecimento) nas quais foi implicado o desenvolvimento de capacidades, como a interatividade, a colaboração e a cooperação entre os educandos
Driven by high failure rates in the discipline of Programming Logic, which is the basis for the student to learn programming in computer courses, this case study research aims to find an answer to the following research problem: which are the potential uses and limitations of mechanical (paper and pen) and digital technologies (VisuAlg, Scratch and Lego kit) in the development of algorithm knowledge in the computer science course of the IFRS, considering the context of technological hybridism? This study is linked to the research line on Culture, Languages and Technologies in Education, of the Graduate Program on Education from the La Salle University Center (UNILASALLE). The theoretical framework is based on the assumptions of Jean Piaget's genetic epistemology. The empirical field is the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre campus. Participants are students regularly enrolled in the discipline of Programming Logic in the first semester of the Internet Systems Technology course. The data were collected through the observation of the interactions of the students in the process of knowledge development – field diary of the researcher –, and the application of polls to the students. The data analysis was based on Bardin's Content Analysis Technique (2006) and, at the end of the study, new possibilities related to the use of mechanical and digital technologies in the process of knowledge development were identified, as well as limits, indicating ways to overcome them. The pedagogical practice, in the context of technological hybridism, provided a plurality of content representation; therefore, gave a broader view of knowledge and its applications, enhancing the learning process. Also, the interactions between subject and object (knowledge) in which the development of capacities, such as interactivity, collaboration and cooperation between learners, are important.
metadata.dc.contributor.advisor: Backes, Luciana
metadata.dc.contributor.advisorco: Casagrande, Cledes A.
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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