Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/704
Autor(es): Bergmann, Cesar Augusto Faccini
Título: Intervenção educacional para a saúde: análise da mudança de comportamento para a prática de atividade física Canoas
Palavras-chave: Intenção;Comportamento;Atividade física
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Nos dias atuais, os alunos têm apresentado atitudes e comportamentos pouco favoráveis em relação a hábitos saudáveis e, principalmente, à prática de atividade física em turno inverso ao da escola. Debruçados nestas questões, e buscando soluções para estas dificuldades detectadas, foi utilizado como marco teórico a Teoria do Comportamento Planejado de Icek Ajzen e a Teoria de Ensino Aprendizagem de Vygotsky, na tentativa de avaliar o impacto de uma intervenção educacional para saúde em escolares de 09 a 13 anos. Este estudo caracteriza-se como uma coorte prospectiva com 50 alunos de 9 a 13 anos de uma escola municipal de ensino fundamental, foi desenvolvido durante os meses de outubro a dezembro de 2016. Durante o período do estudo os escolares foram avaliados por meio de um questionário pré- e pós-intervenção para mensurar a atitude, intenção e comportamento relacionado a prática de atividade física. Os escolares receberam um intervenção educacional para à saúde fundamentada na teoria do comportamento planejado, com aulas teóricas e práticas referente a temática, embasadas na teoria de ensino aprendizagem de Vygotsky. Os dados demonstraram que através de um plano pedagógico organizado e consistente, foi possível mudar a intenção e o comportamento dos escolares após seis semanas de intervenção, alcançando resultados satisfatórios em relação à aquisição de hábitos saudáveis, que podem repercutir na vida adulta.
Nowadays, students have presented attitudes and behavior that are not very favorable in relation to healthy habits and, mainly, to the practice of physical activity in the inverse time to that of the school. Considering these issues and searching for solutions to these difficulties, Icek Ajzen’s Theory of Planned Behavior and Lev Vygotsky’s Teaching and Learning Theory were used as a theoretical framework in an attempt to evaluate the impact of an educational intervention for health on schoolchildren aged 9 to 13 years. This study is characterized as a prospective cohort with 50 students aged 9 to 13 years of an elementary school, and it was developed during the months of October to December 2016. During the study period, the students were evaluated through a pre- and post-intervention questionnaire to measure the attitude, intention and behavior related to the practice of physical activity. The students received an educational intervention for health based on the Theory of Planned Behavior, with theoretical and practical classes related to the theme, based on Vygotsky's Teaching and Learning Theory. The data showed that through an organized and consistent pedagogical plan, it was possible to change the intention and behavior of the students after six weeks of intervention, achieving satisfactory results in relation to the acquisition of healthy habits, which can have repercussions in adult life.
Orientador(es): Filippin, Lidiane Isabel
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cafbergmann.pdf1,35 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.