Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/710
Authors: Ligabue, Rosângela
Title: Prevalência de alterações de sono e estresse em docentes do ensino superior de uma instituição de ensino privada de Porto Alegre/RS
Keywords: Sono;Estresse;Comportamento;Alterações nos professores do ensino superior
Issue Date: 2017
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: Alterações de Sono e Estresse fazem parte do cotidiano do mundo moderno. O sono é um estado fisiológico essencial para o ser humano e assume funções cruciais para uma vida saudável. As alterações do sono são ocasionadas por diversos fatores, entre eles o ritmo acelerado da vida moderna, as diversidades de comportamentos e exigências no mundo do trabalho o que pode ocasionar doenças e estresse ou vice e versa. Tendo em vista que a atividade docente é tida como estressante, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar a prevalência de alterações do sono e níveis de estresse de professores de ensino superior de uma instituição privada de Porto Alegre/RS. Trata-se de um estudo transversal de prevalência. A pesquisa foi realizada em 2016 com a participação de 65 professores voluntários (61% da população), de ambos os sexos e efetivos há pelo menos 6 meses. Através de um questionário sóciodemográfico, escala de sono de Pittsburgh, inventário de LIPP para adultos, além das medidas de cintura e quadril, foi possível coletar os dados e compor as análises. Os resultados revelam, para esse grupo de professores, um estado de qualidade de sono e stress em níveis de normalidade. Dos 65 participantes quase nenhum tem problemas com o sono, 55,4 % da amostra apresentou algum nível de estresse em alguma fase, mas em termos subclínicos, 95,6 % foram considerados com algum sintoma de estresse físico ou psicológico ou ambos. Com esses dados o grupo pesquisado se caracteriza com um comportamento do sono e estresse em níveis considerados saudáveis apesar de apresentar sintomas subclínicos de estresse físico e psicológico o que serve de alerta para uma ação de profilaxia.
Sleep disorders and stress are part of the daily routine of the modern world. Sleep is a physiological state that is essential for the human being and assumes crucial functions for a healthy life. Sleep disorders are caused by several factors, among them the fast pace of modern life, the diversity of behaviors and demands in the world of work which can cause diseases and stress or vice versa. Bearing in mind that the teaching activity is regarded as stressful, the objective of this study was to evaluate the prevalence of sleep disorders and stress levels of teachers of higher education from a private institution of Porto Alegre/RS. This is a cross-sectional study of prevalence. The research was conducted in 2016 with the participation of 65 volunteer teachers (61% of the population), of both sexes and employed for at least 6 months. Using a sociodemographic questionnaire, Pittsburgh sleep scale, LIPP inventory for adults, besides waist and hip measurements, it was possible to collect data and compose the analyzes. The results reveal, for this group of teachers, a state of sleep quality and stress are in normal levels. From the 65 participants almost none have problems with sleep, 55.4% of the sample showed some level of stress at some stage, but in subclinical terms, 95.6 % were considered with some symptom of physical or psychological stress or both. With these data, the group studied is characterized with a sleep behavior and stress at levels considered healthy despite presenting subclinical symptoms to physical and psychological stress which serves as a warning for a prophylaxis action.
metadata.dc.contributor.advisor: Walz, Julio Cesar
Appears in Collections:Dissertação (PPGSDH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rligabue.pdf1,18 MBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.