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dc.contributor.authorLeubet, Angelo Ezequielpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T16:46:52Z-
dc.date.available2017-08-09T16:46:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/720-
dc.description.abstractA pesquisa, de natureza qualitativa, investiga o tema da gestão e da qualidade da educação, com o objetivo de identificar o conceito de gestão da qualidade da educação lassalista no Brasil. Está vinculada à linha de pesquisa “Gestão, Educação e Políticas Públicas”, do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação, do Centro Universitário La Salle, de Canoas-RS. A pesquisa justifica-se pela relevância pessoal, social, acadêmica e científica. O campo de investigação é a Província La Salle Brasil-Chile que faz parte do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e é integrante da Rede La Salle de Educação. O foco do estudo são os documentos que norteiam a educação na Província e o Plano Global de cinco instituições educativas lassalistas do Brasil. A análise dos dados foi realizada com base na técnica de Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin (2011), a qual resultou em quatro categorias que compreendem o conceito de gestão da qualidade da educação lassalista no Brasil: 1) Gestão da qualidade acadêmica; 2) Gestão da qualidade formativa; 3) Gestão da qualidade econômico-financeira; 4) Gestão da qualidade do desenvolvimento humano. A partir da análise das categorias, concluiu-se que o aspecto central da educação lassalista e essencial para a elaboração de um modelo de gestão da qualidade da educação é a formação para o bem viver. Evidenciou-se a necessidade de outros estudos sobre a temática, principalmente, acompanhados de uma pesquisa de campo, com os gestores e educadores das Comunidades Educativas lassalistas.pt_BR
dc.description.abstractThis research, with qualitative approach, investigates the issue of the management and the quality of the education, with the aim of identify the concept of management quality in the lassalian education in Brazil. It’s linked to the research area “Management, Education and Public Politics”, of the Postgraduate Program Master’s degree in Education, of the Centro Universitario La Salle, Canoas-RS. The research is justified by the personal, social, academic and scientific relevance. The field of research is the District La Salle Brazil-Chile, which is part of the Institute of the Brothers of the Christian Schools, which forms the La Salle Network of Education. The focus of study are the documents that guide the education in the District and the Global Plan of five Lassalian educational institutions of Brazil. Data analysis was based in the content analysis technique developed by Bardin (2011), resulting in four categories which comprise the concept of quality management in the Lassalian education in Brazil: 1) The academic quality management; 2) The training quality management; 3) The economic and financial quality management; 4) The quality of human development management. From the analysis of the categories, we concluded that the central aspect of the Lasallian education is the formation for the good living. It showed the need for further studies on this subject, especially accompanied by a field survey, with managers and educators of the Lasallian Educational Communities.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectLa Sallept_BR
dc.subjectJ. B. Formação para o bem viverpt_BR
dc.titleA gestão da qualidade da educação Lassalista no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorAndreola, Balduino Antoniopt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
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