Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/722
Autor(es): Santini, Luciane Alves
Título: A biblioteca como espaço-tempo de aprendizagens e de desenvolvimento da competência informacional
Palavras-chave: Competência informacional;Educação;Biblioteca;Aprendizagem;Letramento
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Esta pesquisa se propõe a investigar quais as possibilidades da biblioteca de uma instituição de ensino configurar-se como espaço-tempo de aprendizagens e de desenvolvimento da competência informacional para seus alunos. Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, que tem como problema de pesquisa: Quais as possibilidades da biblioteca de uma instituição de ensino configurar-se como espaço-tempo de aprendizagens e de desenvolvimento de competências informacionais? Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico no qual procuramos discutir a importância dos conceitos de aprendizagem, de autonomia e de aprender a aprender no horizonte das ações desenvolvidas em uma biblioteca de uma instituição de educação. Procuramos delimitar, no âmbito desta pesquisa, o conceito de competência, em especial o de competência informacional, identificando as correntes teóricas que fundamentam a competência em informação e definindo-a a partir deste levantamento. Além disso, realizamos um estudo de caso no campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) no qual aplicamos um questionário com os docentes e uma entrevista com a bibliotecária. Os dados foram apresentados e analisados usando a técnica de análise de conteúdo da Bardin. Foram estabelecidas cinco categorias de análise: acesso, avaliação e uso da informação, autonomia e possibilidades de atuação da biblioteca no desenvolvimento da competência informacional. Por fim, realizamos a triangulação dos dados obtidos pelo referencial teórico, pelo questionário e pela entrevista no intuito de verificar as possibilidades, tanto da biblioteca quanto dos bibliotecários, em atuarem como mediadores entre a informação e seu usuário de forma efetiva, fazendo com que a biblioteca se torne um espaço pedagógico de aprendizagem e de desenvolvimento da competência informacional. Além disso, constatamos a possibilidade da implantação de projetos de extensão com a finalidade de fornecer subsídios para o desenvolvimento da competência informacional, da autonomia e do aprender a aprender no espaço da biblioteca.
This research proposes to investigate the library as space-time of learning and development of informational competency. It is characterized as a case study of a qualitative approach, which has as a research problem: What are the possibilities of the library of an educational institution if it is configured as a space-time for learning and for developing informational skills? For this, we carried out a bibliographical survey in which we tried to discuss the importance of the concepts of learning, autonomy and learning to learn in the horizon of the actions developed in a library of an educational institution. In this research, we seek to delimit the concept of competency, in particular that of informational competency, identifying the theoretical currents that base the competency in information and defining it from this survey. In addition, we conducted a case study at the Restinga campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS) in which we applied a questionnaire with the teachers and an interview with the librarian. The data were presented and analyzed using the Bardin content analysis technique. Five categories of analysis were established: access, evaluation and use of information, autonomy and possibilities of the library's performance in the development of informational competency. Finally, we performed the triangulation of the data obtained by the theoretical reference, the questionnaire and the interview in order to verify the possibilities of both the library and the librarians to act as mediators between the information and its user in an effective way, making the Become a pedagogical space for learning and skills development. In addition, we verified the possibility of implementing extension projects with the purpose of providing subsidies for the development of informational competency, autonomy and learning to learn in the library space.
Orientador(es): Casagrande, Cledes A.
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lasantini.pdf2,1 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.