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dc.contributor.authorBirck, Fernanda Kleberpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-14T17:03:10Z-
dc.date.available2017-08-14T17:03:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/727-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a experiência do processo de coaching com gestores no contexto educacional, em instituição privada. A investigação desenvolvida tem como objetivos específicos identificar as necessidades de desenvolvimento dos gestores escolares; reconhecer as potencialidades e os desafios do coaching no contexto da gestão escolar e identificar a visão dos gestores sobre a experiência do coaching. Como norteadores teóricos, os autores Lück (2000, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2011), Paro (2010 e 2015), Libâneo (2005), Santos (2005) foram utilizados para analisar a gestão escolar; Dutra (2010), Whitmore (2010), Pérez (2009) e Goldsmith (2012), para o processo de coaching. Também foi realizada pesquisa do estado da arte a partir dos seguintes bancos de dados: Portal de Periódicos da CAPES, SCIELO, EBSCO e Banco de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Como método para realizar a investigação pretendida, elegeu-se a pesquisa-ação, com base em Thiollent (2011), Tripp (2005), McKay& Marshall (2007) e Barbier (2007), sendo sujeitos de pesquisa os gestores de uma escola privada localizada na região metropolitana de Porto Alegre. A partir dos resultados obtidos com a realização das sessões de coaching, constatou-se que as necessidades de desenvolvimento identificadas pelos gestores foram o gerenciamento do tempo e das demandas, comunicação, confiança, feedback e o conhecimento do grupo. O processo de coaching foi percebido como uma experiência que permitiu aos gestores rever suas práticas profissionais e projetar as mudanças necessárias. Os participantes avaliaram-no como um dispositivo que lhes oportunizou reflexão e espaço de diálogo, fortaleceu o grupo e possibilitou mais proximidade e integração entre eles. Também observaram o desenvolvimento da capacidade de planejamento e de organização, sentindo-se mais desafiados e com capacidade de lidar com as demandas do dia a dia. Como desafios podem-se mencionar a instabilidade empregatícia da escola privada, a multiplicidade de demandas atribuídas aos gestores e uma possível resistência inicial no ambiente escolar, visto que o coaching ainda é uma prática relacionada ao contexto empresarial.pt_BR
dc.description.abstractThis text analyzes the experience of the coaching process with managers in the educational context, in a private institution. The research has the specific objectives of identifying the development needs of school managers; Recognize the potentialities and challenges of coaching in the context of school management and identify managers' views on the coaching experience. As a theoretical guide, the authors Lück (2000, 2005, 2006, 2008, 2009 and 2011), Paro (2010 and 2015), Libâneo (2005), Santos (2005) were used to analyze school management, Dutra (2010), Whitmore (2010), Pérez (2009) and Goldsmith (2012) for the coaching process, and state-of-the-art surveys from CAPES, SCIELO, EBSCO, and Banco de Teses e Dissertações of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology. As a method to carry out the research, action research was chosen based on Thiollent (2011), Tripp (2005), McKay & Marshall (2007) and Barbier (2007), being research actors the managers of a school located in the metropolitan region of Porto Alegre. From the results obtained with the coaching sessions, it was verified that the development needs identified by the managers were the management of time and demands, communication, trust, feedback and self-knowledge of the group. The coaching process was noticed as an experience that allowed managers to review their professional practices and design the necessary changes. Participants evaluated that the coaching process allowed reflection and space for dialogue, strengthened the group and allowed more integration. Participants observed the development of planning and organizing capacity, and felt more challenged and able to deal with the demands of everyday life. Challenges include the employment instability of the private school, the multiplicity of demands attributed to managers and a possible initial resistance in the school environment, since coaching is still a practice related to the business context.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoachingpt_BR
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestor escolarpt_BR
dc.titleGestão escolar e coaching: potencialidades e desafios no ensino privadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorZiliotto, Denise Macedopt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
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