Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLedesma, Sandra Regina dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2017-11-09T20:36:54Z-
dc.date.available2017-11-09T20:36:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/754-
dc.description.abstractA pesquisa é um estudo de Memória Social sobre os servidores TécnicoAdministrativos em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e seus percursos formativos em cursos de pós-graduação stricto sensu, nível mestrado, entre 2005 e 2015. Tem como objetivo geral conhecer a motivação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS para cursar o mestrado através da construção das suas memórias sobre seus processos formativos durante o curso de pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo. É uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório, que num primeiro momento busca informações na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGESP através da Escola de Desenvolvimento dos Servidores da UFRGS – EDUFRGS, para definir quantos e quais servidores seriam inseridos na pesquisa. No segundo momento utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista em profundidade - realizando entrevistas individuais - com tratamento dos dados por meio da Análise de Conteúdo. Os participantes foram divididos em dois grupos. Um grupo representa os Técnicos com mais de 20 anos de trabalho na UFRGS e outro grupo representa os Técnicos com menos de 10 anos de trabalho na Instituição. É uma pesquisa sobre memória social e se ancora nos autores Maurice Halbwachs e Jô Gondar e a partir desses dialoga com trabalho e educação, no estudo de Bernard Charlot. A investigação aponta a principal motivação que levou os servidores do corpo técnico a cursarem o mestrado no período do estudo e delineia o perfil desses profissionais.pt_BR
dc.description.abstractThe research is a study of Social Memory on the technical-administrative civil servants of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS and their formative journey in stricto sensu postgraduate courses, masters level, between 2005 and 2015. It aims to know the motivation of the technical-administrative civil servants of UFRGS to study the master's degree through the construction of their memories about their formative processes during the stricto sensu postgraduate course. This is a qualitative study. It is an applied research, of an exploratory nature, that at first seeks information in the Pro-Rectory of People Management – PROGESP through the School of Development of Servants of UFRGS – EDUFRGS, to define how many and which servants would participate in the research. In the second moment it uses as an instrument of data collection the in-depth interview - conducting individual interviews - with data treatment through Content Analysis. Participants were divided into two groups. One group represents the technicians with more than 20 years of work in UFRGS and another group represents technicians with less than 10 years of work in the Institution. It is a research on social memory, anchored in the authors Maurice Halbwachs and Jô Gondar and based on them dialogues with work and education, in the study of Bernard Charlot. The research shows the main motivation that led the technical-administrative civil servants to attend the master's degree in the period of the study and delineates the profile of these professionals.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemória Socialpt_BR
dc.subjectTrabalho e Educaçãopt_BR
dc.subjectTécnico-Administrativos em Educaçãopt_BR
dc.titleMotivações dos servidores técnicos-administrativos em educação da UFRGS para cursar o mestrado: estudo de memória social (2005-2015)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorWaismann, Moiséspt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.contributor.advisorcoGraeff, Lucaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEDESMA.pdf5,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.