Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/754
Authors: Ledesma, Sandra Regina dos Santos
Title: Motivações dos servidores técnicos-administrativos em educação da UFRGS para cursar o mestrado: estudo de memória social (2005-2015)
Keywords: Memória Social;Trabalho e Educação;Técnico-Administrativos em Educação
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: A pesquisa é um estudo de Memória Social sobre os servidores TécnicoAdministrativos em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e seus percursos formativos em cursos de pós-graduação stricto sensu, nível mestrado, entre 2005 e 2015. Tem como objetivo geral conhecer a motivação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS para cursar o mestrado através da construção das suas memórias sobre seus processos formativos durante o curso de pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo. É uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório, que num primeiro momento busca informações na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGESP através da Escola de Desenvolvimento dos Servidores da UFRGS – EDUFRGS, para definir quantos e quais servidores seriam inseridos na pesquisa. No segundo momento utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista em profundidade - realizando entrevistas individuais - com tratamento dos dados por meio da Análise de Conteúdo. Os participantes foram divididos em dois grupos. Um grupo representa os Técnicos com mais de 20 anos de trabalho na UFRGS e outro grupo representa os Técnicos com menos de 10 anos de trabalho na Instituição. É uma pesquisa sobre memória social e se ancora nos autores Maurice Halbwachs e Jô Gondar e a partir desses dialoga com trabalho e educação, no estudo de Bernard Charlot. A investigação aponta a principal motivação que levou os servidores do corpo técnico a cursarem o mestrado no período do estudo e delineia o perfil desses profissionais.
The research is a study of Social Memory on the technical-administrative civil servants of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS and their formative journey in stricto sensu postgraduate courses, masters level, between 2005 and 2015. It aims to know the motivation of the technical-administrative civil servants of UFRGS to study the master's degree through the construction of their memories about their formative processes during the stricto sensu postgraduate course. This is a qualitative study. It is an applied research, of an exploratory nature, that at first seeks information in the Pro-Rectory of People Management – PROGESP through the School of Development of Servants of UFRGS – EDUFRGS, to define how many and which servants would participate in the research. In the second moment it uses as an instrument of data collection the in-depth interview - conducting individual interviews - with data treatment through Content Analysis. Participants were divided into two groups. One group represents the technicians with more than 20 years of work in UFRGS and another group represents technicians with less than 10 years of work in the Institution. It is a research on social memory, anchored in the authors Maurice Halbwachs and Jô Gondar and based on them dialogues with work and education, in the study of Bernard Charlot. The research shows the main motivation that led the technical-administrative civil servants to attend the master's degree in the period of the study and delineates the profile of these professionals.
metadata.dc.contributor.advisor: Waismann, Moisés
metadata.dc.contributor.advisorco: Graeff, Lucas
Appears in Collections:Dissertação (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEDESMA.pdf5,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.