Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Giorgia Fabiana Viera dospt_BR
dc.date.accessioned2018-02-14T13:00:22Z-
dc.date.available2018-02-14T13:00:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/776-
dc.description.abstractA presente pesquisa, de cunho quantitativo e qualitativo, possui princípios metodológicos já utilizados em experiências anteriores, ancorados na perspectiva teórica de Urie Bronfenbrenner. Para encetar este estudo e melhor compreender o desenvolvimento-em-contexto apresentado por Bronfenbrenner, a abordagem metodológica empregada é a “Inserção Ecológica” que propõe que o pesquisador se insira no ambiente que pretende estudar. O objetivo foi replicar um Programa de educação e apoio parental intitulado “Crescer felizes em família”, um programa de metodologia experiencial em contexto de uma política pública. Esta ocorreu no espaço comumente utilizado por uma equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM), de um município da Região Metropolitana de Porto Alegre, onde atividades coletivas eram realizadas com as famílias cadastradas. As análises dos dados coletados consideraram o inter-relacionamento das dimensões Processo, Pessoa, Contexto, Tempo, proposto por Urie Bronfenbrenner. Os resultados indicam um ethos parental marcado por histórias de rupturas e recomeços, indicando capacidades individuais e coletivas de superação, no qual o protagonismo feminino prevalece nas lidas de cuidado e educação infantis em tensão com a conjugalidade, muitas vezes difícil, conformando a monoparentalidade tácita. A metodologia experiencial apresentou-se como estratégia adequada de intervenção, construindo conhecimentos e saberes compartilhados na escuta mútua e apoio grupal, ampliando a perspectiva das participantes de fazer escolhas saudáveis e adequadas para o desenvolvimento infantil. As participantes referiram alto nível de satisfação com a participação e resultados práticos do programa no cotidiano familiar. A relação entre parentalidade e cidadania também é abordada nesta investigação, encontrando-se estreita ligação entre os dois exercícios ao se pensar nas atribuições familiares previstas na legislação brasileira e internacional.pt_BR
dc.description.abstractThis is a quantitative and qualitative research anchored in the theoretical perspective of Urie Bronfenbrenner .with methodological principles used in previous experiments. For a better understanding of the development -in- context the methodological strategy is the "Ecological insertion" and therefore the researcher is within the environment that to be studied. The objective of this investigation was to replicate the Program titled: "Growing happy in family", a parental education program with experiential methodology which took place in a local used by program staff of the For a Better Early Childhood (Primeira Infância Melhor - PIM), in a city in the metropolitan area of Porto Alegre. Group activities were conducted in this place with the registered families. The analysis of the data considered the inter-relationship of the four dimensions proposed by Bronfenbrenner: process, person, context and time. The results indicate a parental ethos marked by stories of ruptures and new beginnings, indicating individual and collective capacities of overcoming, where the female protagonist prevails in children's care and education in tension with conjugality, often difficult, forming the tacit single-parenthood. Experiential methodology was presented as an appropriate intervention strategy, building knowledge and expertise along with mutual support and listening. This elements showed to expand the perspective of the participants to make healthy and appropriate choices for the child development. The participants reported high satisfaction with their participation and reported practical results in family life quotidian. The relationship between aspects of parenting and citizenship is also addressed in this investigation, with close connection between the two exercises when we take into account family duties provided in the Brazilian and international law.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subjectEducação parentalpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectCidadania parentalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEducação parental inserida no contexto de ações públicas para uma primeira infância melhor: um estudo na perspectiva da bioecologia do desenvolvimento humanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorYunes, Maria Angela Mattarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfvsantos.pdf1,09 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.