Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/848
Authors: Campos, Micheli Carvalho
Title: Educação e promoção em saúde: um estudo de caso sobre a aprendizagem de crianças com epilepsia no lobo temporal e frontal em idade escolar
Keywords: Desenvolvimento humano;Epilepsia;Criança;Aprendizagem
Issue Date: 2015
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: Este trabalho teve como objetivo descrever e analisar as principais funções cognitivas influenciadas pelos múltiplos fatores inerentes à epilepsia em crianças de idade escolar com epilepsia nas áreas temporal e frontal. Os participantes foram três crianças com idade entre 8 a 9 anos. Consistiu em uma pesquisa de método qualitativo com o delineamento de estudo de casos. A técnica de coleta utilizada foi à realização de seis provas empregadas no diagnóstico psicopedagógico clínico. Como resultado, destaca-se que as aprendizagens das crianças investigadas apresentaram implicações no processo de aprendizagem da matemática, desenvolvimento da atenção, memória operacional, execução de tarefas, bem como na alfabetização.
This study aimed to describe and analyze the main cognitive functions influenced by multiple factors involved in epilepsy in children of school age with epilepsy in the temporal and frontal areas. Participants were three children aged 8-9 years. It consisted of a qualitative research method with the case study design . The collection technique was used to carry out six tests used in the clinical psycho diagnosis. As a result , there is the learning of the children studied had implications in the process of learning mathematics , development of attention , working memory, executive tasks , as well as in literacy.
metadata.dc.contributor.advisor: Kortmann, Gilca Maria Lucena
Appears in Collections:Dissertação (PPGSDH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mccampos.pdf430,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.