Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/874
Autor(es): Martins, Carlos Roberto
Título: O componente curricular libras na percepção das acadêmicas dos cursos de pedagogia e psicopedagogia do Unilasalle – Canoas/RS
Palavras-chave: Educação;Ensino de libras;Currículo;Educação de surdos;Inclusão;Unilasalle Canoas
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: A presente investigação objetiva apresentar a percepção das acadêmicas dos Cursos de Pedagogia e Psicopedagogia do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE – Canoas/RS sobre o componente curricular de Libras, que pela exigência do Decreto 5.626 de 22 de Dezembro de 2005, foi inserido em 2008 nos currículos destes Cursos. Para tanto, a investigação mostra todo o contexto histórico de origem da Língua de sinais até sua oficialização e inserção obrigatória nos currículos do ensino superior e mais especificamente algumas interfaces de natureza pedagógica sobre o contexto do UNILASALLE. A investigação foi realizada a partir de uma entrevista semi-estruturada composta de dez questões, através de uma pesquisa qualitativa e participante, visto que foi estabelecida uma relação comunicativa com as acadêmicas, e uma interação em entrevista filmada proporcionando uma relação recíproca entre quem pergunta e quem responde. A investigação–ação partiu de entrevistas em que as respostas foram descritas e analisadas. São cinco capítulos incluindo introdução e conclusão. A partir do capítulo dois da pesquisa aparece uma trajetória histórica sobre as lutas e conquistas dos surdos quanto ao uso da língua de sinais no mundo desde a antiguidade, mostrando movimentos e mudanças que marcaram época na sociedade especialmente na educação. No capítulo três é apresentada a história do UNILASALLE, tratando especificamente dos cursos de Pedagogia e Psicopedagogia, expondo a matriz curricular e as propostas pedagógicas de cada curso visualizando a inserção do componente curricular de Libras nesses cursos. No capítulo quatro estão as descrições e as análises das entrevistas realizadas com dezesseis acadêmicas dos cursos de Pedagogia e Psicopedagogia, tratando sobre o componente curricular de Libras. Também há um diálogo filmado que foi descrito para complementar a pesquisa.
This research aims at the perception of academics of Pedagogy and Psychoeducation of the Centro Universitário La Salle – UNILASALLE – Canoas/RS on the curricular component LIBRAS (Brazilian Signs Language), which was introduced in 2008 in the curricula of these courses by the Decree 5.626 of 22 December 2005. Therefore, the research shows the entire historical context of origin of Sign Language till its formalization and compulsory inclusion in the curricula of higher education and more specifically some interfaces of pedagogic situations in UNILASALLE. The research was conducted from a semi-structured interview consisting of ten questions through a qualitative and participant research, while it was established a communicative relationship with the academics and interacting by a filmed interview providing a reciprocal relationship between the interviewer and the interviewed. The survey was conducted in a qualitative way and from this interview it was done an evaluation of responses, with the idea not only to describe, but to reflect on what has been described. The research is relevant and important because it deals with the insertion of LIBRAS as a curriculum component, which is a new situation in academia. The perspective was to seek answers about the teaching practice component of LIBRAS promoting reflection on its teaching in courses in Higher Education.
Orientador(es): Nogueira, Sandra Vidal
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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