Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/897
Autor(es): Frank, Carine de Oliveira
Título: O ensino da língua espanhola por meio das tecnologias digitais virtuais na educação de jovens e adultos
Palavras-chave: Educação;Língua espanhola;Educação de Jovens e Adultos;Processos de interação;Autonomia;Práticas pedagógicas;Tecnologias digitais virtuais
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Aprender uma LA é poder utilizá-la para a comunicação e, consequentemente, participar de práticas sociais através do uso dessa língua. Esse trabalho compreende o ensino de LE como uma possibilidade de ampliação da visão de mundo, de cultura e de conhecimentos. Essa ampliação ocorre por meio de processos de interações (MATURANA; VARELA, 2001; VYGOTSKY, 1998; PRIMO, 2008; LEMOS, 2002) proporcionados pela prática pedagógica, utilizando-se de TDVs que busquem relacionar a aprendizagem da língua à ampliação da ação (FREIRE, 1982; MORAES, 2003) e da autonomia (MATURANA, 1999; MATURANA; VARELA, 1997) dos estudantes. Para isso, a pesquisa analisou a prática pedagógica da pesquisadora por meio de TDVs em uma turma da EJA de uma escola municipal de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A pesquisa visou à responder a seguinte indagação: de que maneira a prática pedagógica no ensino da LE por meio das TDVs na EJA contribuiu para proporcionar o desenvolvimento da autonomia e, também, para o processo de interação utilizando-se da LA, tanto entre os alunos quanto entre eles e o meio? Para isso, foi construído pela pesquisadora e por seus alunos, um edublog – blog utilizado com propósito educacional - e uma comunidade virtual privada no site de rede social Facebook, no contexto do hibridismo tecnológico digital. A pesquisa orientou-se pela busca por situações reais de uso da nova língua em que os participantes aprendam uns com os outros, situações de cooperação, que privilegiem as relações e as interações, favorecendo o protagonismo dos alunos e a utilização da LA no momento de sua aprendizagem, enquadrando-se no conceito de pesquisa-ação estratégica. Dessa forma, está inserida na linha de pesquisa culturas, linguagens e tecnologias na educação, do programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle – Unilasalle -. Seus dados foram analisados qualitativamente, por meio da metodologia de análise de conteúdo. Esse estudo, portanto, objetivou verificar a possibilidade de desenvolver a autonomia e propiciar o processo de interação dos alunos adultos e da pesquisadoraprofessora fazendo uso da nova língua aprendida. Nessa investigação foi possível evidenciar que o uso de distintas TDVs, na perspectiva do hibridismo tecnológico digital, proporciona diferentes interações por meio da LE, interações mútuas e reativa. Ademais, as atividades cooperativas realizadas durante as aulas e por meio das TDVs promoveram o desenvolvimento da autonomia dos alunos pois potencializam, também, os processos de interação, envolvendo a construção do conhecimento na reflexão conjunta. Portanto, instigar o 7 uso cotidiano e contextualizado das TDVs e de materiais de circulação extra-escolar, pertinentes à realidade dos alunos da EJA, contribuiu para que fosse percebida a utilidade em aprender uma nova língua e, também, para a percepção do uso da língua dentro e fora da escola.
Learn a LA is can use it for communication and, consequently, participate of social practices through the use this language. This work comprises the education of LE how a possibility of the expansion of the worldview, culture and knowledge. This expansion occurs by means of interactions processes (MATURANA; VARELA, 2001; VYGOTSKY, 1998; PRIMO, 2008; LEMOS, 2002) provided by pedagogical practices, using TDVs that seek to relate language learning to the expansion of the action (FREIRE, 1982; MORAES, 2003) and autonomy (MATURANA, 1999; MATURANA; VARELA, 1997) of students. For this , the research examined the pedagogical practices of the researcher – and also the researcher of LE – by means of TDVs in a class of EJA of a municipal school of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The research aimed the answer of the following question: how the pedagogical practices in the LE education by means of TDVs in EJA contributed to provide the autonomy development and, also, to interactions process using LA, between the students and the students and the environment? For this, was constructed by the researcher and her students, an edublog – blog used to educational purpose – and a virtual private community on social network Facebook, context of digital technological hybridism. The researcher was guided by the search for real situation of use of new language in which participants learn from each other, situations of cooperation that emphasize the relationship and the interactions favoring the role of the students and the use of LA at the time of learning, framing up to concept of strategic research-action. Thus, is inserted in the line of research cultures, languages and technologies in education, of the Master of Education program of the University Center La Salle – Unilasalle -. Their data were analyzed qualitatively, through of methodology of content analysis. This study, therefore, aimed verify the possibility of develop autonomy and facilitate the process of interactions of adult learners and the researcher – teacher using the new language learned. In this investigation was possible to demonstrate that the use of different TDVs, from the perspective of digital technological hybridism provides different interactions through LE, mutual interactions and reactive. Moreover, the cooperate activities realized during the classes through TDVs promoted the development of autonomy of students because potentiate, also, interactions process, involving the construction of knowledge in the joint reflection. Therefore, instigate the everyday use and contextualized the TDVs and the non-school materials movement, relevant to reality of students of EJA, contributes to that was 9 perceived the utility in learn a new language, also, to perception of use of language inside and outside of school.
Orientador(es): Backes, Luciana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cofrank.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.