Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/904
Autor(es): Trentin, Elisangela Krafchinski
Título: Qualidade da educação e gestão escolar na rede municipal de Canoas/RS: um estudo a partir do PDE-interativo
Palavras-chave: Educação;Qualidade da educação;Gestão escolar;PDE-interativo;Indicadores educacionais
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: A pesquisa, de cunho teórico, focaliza a qualidade da educação, suas influências e desafios para a gestão escolar frente às influências da dinâmica administrativopedagógica das unidades escolares do município de Canoas, tendo como referência a análise documental das respostas constantes no PDE-INTERATIVO. Foram analisadas as respostas do questionário on line do PDE-Interativo, cujo principal objetivo é o de auxiliar os gestores a fazer o "raio X” da escola, ou seja, conhecer a situação atual e, a cada momento, tentar identificar os principais problemas e desafios a serem superados. Para tanto, nesta pesquisa utilizamos as informações presentes nas dimensões: Eixo- Resultados, dimensão 1 - Indicadores e taxas e Eixo – Intervenção Direta, dimensão 4- Gestão, tema Direção e Processos. O estudo apresenta como objeto de estudos o papel da gestão escolar em articulação com a qualidade da educação, considerando as “equipes diretivas” como autores e atores importantes na política educacional do município de Canoas/RS. Dialoga com autores que problematizaram a gestão escolar e democrática, destacando os autores tais como: Paro, Libâneo, Martins, e Colombo, dentre outros. No que se refere à discussão sobre a qualidade da educação e indicadores de qualidade, destacam-se os autores Veiga, Saviani, Bogdan, Botanni e Bonamino. Para as reflexões sobre o papel dos gestores e o processo pedagógico das escolas, buscamos Alarcão, Luck, Paro e Rangel. O referencial teórico resgata os dispositivos legais, tanto nacionais como internacionais, que direcionam os indicadores dos Sistemas de Avaliação que resultaram em diretrizes e políticas públicas para a melhoria da educação pública, considerando que a atual conjuntura da educação exige escolas com gestores capazes de liderar, assegurar que a escola realize sua missão, articular a comunidade educativa na execução do projeto educacional, com a perspectiva de uma gestão participativa da ação pedagógicoadministrativa, e fomentar que os indicadores educacionais apresentados pelos Sistemas de avaliação externa sirvam de projeções para uma reestruturação educacional e a políticas públicas municipais com o foco na melhoria da qualidade da educação.
The research, theoretical nature, focuses on the quality of education, their influences and challenges for managing school forward to the influences of administrative and pedagogical dynamics of school units in Canoas, with reference to the documentary analysis of the responses contained in the PDE-INTERACTIVE. Were analyzed survey responses online PDE-Interactive, whose main goal is to assist managers to make the "X-ray" of the school, is, about the current situation and every moment, try to identify the main problems and challenges to overcome, to this end, this research used the information provided in the dimensions: Results-axis, size 1 - Indicators and fees and Axle - Direct Intervention, size 4 - Management, theme and direction Processes. The study shows how object studies the role of school management in conjunction with the quality of education, considering the "management teams" as authors and important political actors in education in Canoas/RS. Dialogues with authors that approached educational and democratic management, highlighting authors such as Paro, Libâneo, Martins, and Colombo, among others education and quality indicators, highlight the Veiga, Saviani, Bogdan, and Botanni Bonamino authors. For reflections on the role of managers and the educational process of schools, seek Alarcão, Luck, Paro and Rangel. The theoretical rescues both national legal provisions as international, that direct indicators of Assessment Systems resulted in guidelines and policies for improving public education, considering the current situation of education requires schools to managers able to lead, ensure that the school to perform its mission, articulate educational community in the implementation of the educational project, with the prospect of participatory management of pedagogical and administrative action, and foster the educational indicators presented by the external evaluation systems serve projections for an educational restructuring and municipal policy with the focus on improving the quality of education.
Orientador(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Coorientador(es): Ramirez, Vera Lúcia
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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