Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Marilane Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-17T17:18:51Z-
dc.date.available2018-08-17T17:18:51Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/918-
dc.description.abstractEsta pesquisa sob título Juventudes e Escola na Cultura Contemporânea – Análise do Discurso de Professores em Weblogs tem como objetivo compreender o discurso dos professores sobre as relações entre juventudes e escola no mundo contemporâneo, analisando a produtividade política de tal discurso e suas possíveis repercussões sobre as práticas educativas. Além disso, este estudo problematiza a partir do discurso dos professores, como ocorre o processo de mobilização do sujeito aluno para a sua conexão com o saber, bem como os efeitos de sentido que esses discursos educativos assumem perante os gestos de interpretação dos sujeitos aprendentes. Tem ainda como objetivo analisar as relações entre juventudes e escola no mundo contemporâneo, de forma a desvendar o hibridismo cultural que é inerente às maneiras de ser e agir dos jovens, problematizando suas repercussões nas práticas de sala de aula. Por fim, esta pesquisa busca discutir quais os impactos sofridos pelo campo educacional a partir do lugar que as juventudes ocupam na emergência de socialização dos jovens da escola pública no Brasil. É através da análise do discurso dos professores em weblogs, que desvendaremos como estes encobrem, constroem significados acerca das relações da escola no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractResearch under this title and the School in Contemporary Youth Culture - Analysis of Discourse in Teacher Weblogs aims to understand the speech of teachers on the relationship between school and youths in the contemporary world, analyzing the political productivity of such discourse and its possible repercussions on educational practices. Furthermore, this study discusses from the speech of teachers, as the process of mobilizing the student subject to its connection with knowledge occurs, as well as the effects of meaning that these educational discourses take before interpreting the gestures of the subject’s learners. Also aims to analyze the relations between youths and school in the contemporary world, in order to unravel the cultural hybridity that is inherent to the ways of being and acting of the young, questioning its impact on classroom practices. Finally, this research aims to discuss the impacts suffered by the educational field from the place they occupy the youths in the emergence of socialization of young public school in Brazil. It is through discourse analysis (the bias of French Discourse Analysis - Pêcheux) teachers' weblogs that unmask how they hid, construct meaning about the relationship of the school in the contemporary world.pt_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectContemporâneopt_BR
dc.subjectDiscurso francêspt_BR
dc.subjectWeblogspt_BR
dc.titleJuventudes e escola na cultura contemporânea – análise do discurso de professores em Weblogspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRatto, Cleber Gibbonpt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mslopes.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.