Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1845
Authors: Faleiro, Laura Chagas
Title: Lei de drogas e os efeitos que podem gerar a descriminalização do usuário: qual o bem jurídico tutelado pela lei?
Keywords: Direito Penal;Lei de Drogas;Saúde pública;Usuário de drogas;COVID-19
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: FALEIRO, L. C. Lei de drogas e os efeitos que podem gerar a descriminalização do usuário: qual o bem jurídico tutelado pela lei?. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1845. Acesso em: 16 jul. 2021.
Abstract: O presente trabalho tem a finalidade de realizar uma análise da Lei nº 11.343/2006, principalmente no que diz respeito à descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, apresentando uma breve elucidação referente à política criminal de drogas brasileira, analisando o conceito de bem jurídico, questionando se as medidas adotadas para proteção do bem jurídico tutelado pela Lei são efetivas e se os meios empregados para isso justificam os fins, expondo alguns aspectos relacionados à descriminalização. O artigo busca, também, fazer um estudo dos dados obtidos pela Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul, em que se procura verificar se o tráfico de drogas diminuiu na época da pandemia gerada pelo COVID-19. Por fim, exibe-se que seria adequado que se descriminalizasse o uso, sendo mais eficaz para proteção da saúde e menos ofensivo para as garantias individuais de cada indivíduo.
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Renata Almeida da
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Direito)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lfaleiro.pdfOpen Access619,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.