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http://hdl.handle.net/11690/2241
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Hoernig, Ana Marli | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-22T22:16:41Z | - |
dc.date.available | 2021-09-22T22:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | HOERNIG, A. M. Construção do perfil do gestor educacional em La Salle. 2021. 214 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2241. Acesso em: 22 set. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2241 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa estruturada nesta Tese insere-se na temática gestão educacional direcionada à educação lassalista. A partir de suas teorias e sua práxis temos como objetivo compor o perfil do gestor educacional do século XXI baseado em João Batista de La Salle. Iniciamos com a pergunta norteadora: Quais as competências necessárias para compor o perfil do gestor educacional no contexto pós-moderno em que a educação está inserida? Em nossa Tese defendemos: João Batista de La Salle foi um gestor educacional pautado nos princípios da sustentabilidade, da gestão compartilhada, da formação integral e integradora e pela constante inovação e empreendedorismo focado em resultados. Tais princípios mostram-se atuais e relevantes para o perfil do gestor educacional na contemporaneidade. Quanto ao percurso metodológico, constitui-se como um estudo qualitativo no campo da Educação. Quanto aos fins, consiste em um estudo teórico e quanto aos procedimentos de pesquisa, apoia-se em fontes bibliográficas e documentais. A Tese ancora-se nas Obras Completas de João Batista de La Salle (2012) como autor primário. Tratamos os dados de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A interpretação dos dados é realizada à luz da hermenêutica para colocar a questão em relação a textos antigos com o contexto social e histórico. Utilizamos ainda autores secundários e terciários para salvaguardar a hermenêutica no período. Como resultados a partir dos princípios fundacionais levantados, das demandas educacionais e das competências gestoras encontrados em nosso estudo, apresentamos o perfil do gestor educacional em La Salle, no qual destacase uma atuação voltada para a sustentabilidade financeira e social da instituição, com a prática da gestão compartilhada, da formação integral e integradora pela humanização além das competências intelectuais, estruturadas pelo carisma fundacional a partir do exemplo e pela constante inovação e empreendedorismo que se mostram ao longo do processo percorrido por La Salle e os lassalistas de seu tempo. Conclui-se pela afirmação atual e relevante dos princípios de nossa tese para a gestão educacional, independentemente do nível acadêmico, para a atualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Gestão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Gestor Educacional | pt_BR |
dc.subject | La Salle | pt_BR |
dc.subject | Perfil Gestor | pt_BR |
dc.title | Construção do perfil do gestor educacional em La Salle | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Fossatti, Paulo | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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