Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2241
Autor(es): Hoernig, Ana Marli
Título: Construção do perfil do gestor educacional em La Salle
Palavras-chave: Gestão Educacional;Gestor Educacional;La Salle;Perfil Gestor
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: HOERNIG, A. M. Construção do perfil do gestor educacional em La Salle. 2021. 214 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2241. Acesso em: 22 set. 2021.
Resumo: A pesquisa estruturada nesta Tese insere-se na temática gestão educacional direcionada à educação lassalista. A partir de suas teorias e sua práxis temos como objetivo compor o perfil do gestor educacional do século XXI baseado em João Batista de La Salle. Iniciamos com a pergunta norteadora: Quais as competências necessárias para compor o perfil do gestor educacional no contexto pós-moderno em que a educação está inserida? Em nossa Tese defendemos: João Batista de La Salle foi um gestor educacional pautado nos princípios da sustentabilidade, da gestão compartilhada, da formação integral e integradora e pela constante inovação e empreendedorismo focado em resultados. Tais princípios mostram-se atuais e relevantes para o perfil do gestor educacional na contemporaneidade. Quanto ao percurso metodológico, constitui-se como um estudo qualitativo no campo da Educação. Quanto aos fins, consiste em um estudo teórico e quanto aos procedimentos de pesquisa, apoia-se em fontes bibliográficas e documentais. A Tese ancora-se nas Obras Completas de João Batista de La Salle (2012) como autor primário. Tratamos os dados de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A interpretação dos dados é realizada à luz da hermenêutica para colocar a questão em relação a textos antigos com o contexto social e histórico. Utilizamos ainda autores secundários e terciários para salvaguardar a hermenêutica no período. Como resultados a partir dos princípios fundacionais levantados, das demandas educacionais e das competências gestoras encontrados em nosso estudo, apresentamos o perfil do gestor educacional em La Salle, no qual destacase uma atuação voltada para a sustentabilidade financeira e social da instituição, com a prática da gestão compartilhada, da formação integral e integradora pela humanização além das competências intelectuais, estruturadas pelo carisma fundacional a partir do exemplo e pela constante inovação e empreendedorismo que se mostram ao longo do processo percorrido por La Salle e os lassalistas de seu tempo. Conclui-se pela afirmação atual e relevante dos princípios de nossa tese para a gestão educacional, independentemente do nível acadêmico, para a atualidade.
Orientador(es): Fossatti, Paulo
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amhoernig.pdfOpen Access1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.