Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2820
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
César, Gabriel Pôrto
Santiago, Helena de Oliveira
Brum, Karine Isabel Schafer de
Título: A pandemia e os professores alfabetizadores: um olhar para a rede pública no sul do Brasil
Palavras-chave: Alfabetização;Pandemia;Professores alfabetizadores;Ensino público;Desigualdade social
Data do documento: 2021
Editor: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Citação: CESAR, G. P. et al. A pandemia e os professores alfabetizadores: um olhar para a rede pública no sul do Brasil. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga/SP, v. 8, e21015, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/423/213. Acesso em: 09 maio 2022.
Resumo: Este trabalho é sobre o impacto da pandemia nos anos iniciais da educação básica. O objetivo consiste em apresentar o ponto de vista e vivências de professores alfabetizadores da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre durante a pandemia. A pesquisa é qualitativa e utiliza um questionário online para obter dados. Os resultados demonstram: a) a desigualdade social é fator determinante ao desenvolvimento das crianças, pois menos da metade acompanha as aulas remotas; b) a importância do apoio familiar à aprendizagem, buscando a autonomia; c) a possibilidade de interação entre professores e estudantes é uma preocupação docente.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access723,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.