Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2820| Autor(es): | Jung, Hildegard Susana César, Gabriel Pôrto Santiago, Helena de Oliveira Brum, Karine Isabel Schafer de |
| Título: | A pandemia e os professores alfabetizadores: um olhar para a rede pública no sul do Brasil |
| Palavras-chave: | Alfabetização;Pandemia;Professores alfabetizadores;Ensino público;Desigualdade social |
| Data do documento: | 2021 |
| Editor: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
| Citação: | CESAR, G. P. et al. A pandemia e os professores alfabetizadores: um olhar para a rede pública no sul do Brasil. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga/SP, v. 8, e21015, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/423/213. Acesso em: 09 maio 2022. |
| Resumo: | Este trabalho é sobre o impacto da pandemia nos anos iniciais da educação básica. O objetivo consiste em apresentar o ponto de vista e vivências de professores alfabetizadores da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre durante a pandemia. A pesquisa é qualitativa e utiliza um questionário online para obter dados. Os resultados demonstram: a) a desigualdade social é fator determinante ao desenvolvimento das crianças, pois menos da metade acompanha as aulas remotas; b) a importância do apoio familiar à aprendizagem, buscando a autonomia; c) a possibilidade de interação entre professores e estudantes é uma preocupação docente. |
| Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| hsjung.pdf | Open Access | 723,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.